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LupaEducação: um programa para capacitar qualquer um em técnicas de checagem

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
28.mar.2017 | 16h00 |

O que é e quando surgiu o LupaEducação?

Para a Agência Lupa, a tarefa de verificar o discurso público é um desafio que precisa ser compartilhado. A International Fact-Checking Network (IFCN), rede que reúne mais de 150 plataformas de checagens em todo o mundo, é robusta, mas não dá conta de fazer frente a um universo cada vez maior de informações falsas e manipuladas – conteúdo que pode até mesmo comprometer o debate democrático e a saúde de seres humanos.

Foi pensando na necessidade de ampliar o universo de pessoas aptas a checar dados que, em 2 de abril de 2017, o primeiro Dia Internacional do Fact-Checking, a equipe da Lupa decidiu lançar o programa LupaEducação.

Trata-se de uma iniciativa inovadora que tem por objetivo capacitar cidadãos em técnicas de checagem, e isso fez com que a agência se transformasse na primeira do Brasil a oferecer treinamentos em verificação.

Palestras e oficinas – online e presenciais – são realizadas pelos jornalistas da Lupa desde então, de forma ininterrupta, em empresas, instituições governamentais e de ensino, situadas em todo o Brasil e até mesmo no exterior. O LupaEducação já aconteceu, por exemplo, em Portugal e na Espanha.

Desde 2017, a demanda pelo programa de treinamento em checagem cresceu tanto que o LupaEducação se tornou uma significativa fonte de recursos para a agência.

A proposta de ensinar pessoas como usar ferramentas e técnicas de fact-checking está totalmente alinhada à missão da Lupa – de fortalecer o debate democrático e validar os fundamentos das informações através da ampliação do conhecimento. E é com esse desafio em vista que a Lupa convida educadores de todo o Brasil a se juntar no esforço de multiplicação e na construção de uma sociedade verificadora de dados e discursos.

Até março de 2019, as oficinas do LupaEducação já tinham treinado quase 4 mil pessoas – entre elas 100 alunos de escolas do ensino médio do Rio de Janeiro. O desejo era ampliar esse total. Aos educadores interessados nesta tarefa, a Lupa deixa o convite e o email de contato: lupa@lupa.news.

O que LupaEducação já fez?

Em seus nove primeiros meses de vida, de abril a dezembro de 2017, o LupaEducação realizou 18 eventos – uma média de dois por mês. Em 2018, o projeto deu um salto. Ofereceu 35 eventos, ou seja, uma média de 3 por mês. As oficinas – presenciais e online – aconteceram num total de 15 estados, além do Distrito Federal. Cruzou o oceano Atlântico e teve alunos em Portugal e na Espanha. No total, já passaram por cursos da Lupa cerca de quatro mil pessoas.

Tanto o Facebook quando o Google já apoiaram projetos do LupaEducação. O FB financiou parte das oficinas de checagem oferecidas durante a edição de 2017 do “Festival piauí GloboNews de Jornalismo”, bem como o “Circuito Abraji – Lupa”, de 2018. O Google apoiou a criação de parte do projeto FakeouNews, desenvolvido pela agência em parceria com o Canal Futura.

O LupaEducação tem projetos permanentes?

Um dos grandes programas do LupaEducação em 2018 acabou se tornando permanente: a plataforma Fake ou News, feita em parceria com o Canal Futura e o apoio do Google. No site FakeouNews.org, há conteúdos explicativos que também ajudam aqueles que querem dar os primeiros passos no mundo da checagem. São artigos como “Por que checar antes de publicar ou compartilhar uma informação?”, “Será que essa informação está dentro do contexto?” e “Nem tudo que se vê (e se ouve) é real”. Também há uma coleção com mais de 20 memes que podem servir para uso em sala de aula ou simplesmente para conversas de WhatsApp.

O Curso Online “Fact-checking: o combate à notícia falsa”, realizado em parceria com a Universidade Estácio, também é permanente. Em quatro aulas de cerca de 15 horas de duração, qualquer um aprende a história e os fundamentos da checagem. 

O terceiro projeto perene do LupaEducação, que tem muita procura, é o curso online “Como checar imagens falsas?”, vendido por meio da plataforma de eventos Sympla. Visite a página de “Eventos”, no site da Lupa, para saber quando será a próxima.

No cardápio de produtos, o LupaEducação oferece treinamentos variados:

  • Oficinas online de 2h;
  • Oficinas presencias de 2h, 4h ou 8h;
  • Palestras;
  • Treinamento de equipe de checagem para empresas jornalísticas. Clientes recentes: Veja.com, NSC Comunicação e TV Globo
  • Treinamento corporativo. Clientes recentes: UnitedHealth Group (Amil), Bank of America e Senac
  • Treinamento para a Justiça. Clientes recentes: TREs de Rondônia, Pernambuco e Mato Grosso do Sul e Tribunal de Contas de Goiás – TCE-GO
  • Treinamento para entidades governamentais.
  • Treinamento em escolas e universidades. O LupaEducação capacitou estudantes universitários na UFRJ, UFPR, PUC-RJ, Unigranrio, Unisinos, UniBH, além de duas escolas no Rio de Janeiro.

O que é a rede “Lupeiros”?

“Lupeiros” e “lupeiras”. Assim são chamados todos aqueles que participam dos treinamentos do LupaEducação. São os ex-alunos da agência. Pessoas que mostraram interesse pelo universo do fact-checking e que, por esse motivo, integram um grupo fechado de Facebook mantido pela equipe de mídias sociais da Lupa.

Vem dos “lupeiros” a maioria dos freelancers e alguns dos membros atuais da equipe de jornalistas da Agência Lupa. A diretora de Conteúdo, Natália Leal (RS), e a repórter Nathália Afonso (RJ), foram alunas da fundadora da Lupa, Cristina Tardáguila, antes de se destacarem nas aulas e acabarem sendo convidadas a integrar o time de checadores da empresa. Muitos outros se destacaram e também já trabalharam com a Lupa. É o caso, por exemplo, de Tiago Aguiar, Cícero Cotrim (BA), Aline Louise (MA) e Plínio Luís Pereira Lopes (PR).

Como posso participar hoje?  

O LupaEducação possui uma página de eventos que reúne todos os cursos, seminários e treinamentos disponíveis. Clique aqui para acompanhar. Você também pode se registrar no nosso formulário e ser avisado quando tivermos algo em sua cidade.

Quem são os monitores/professores/palestrantes?

Gilberto Scofield Jr., diretor de Estratégia e Negócios da Lupa

Douglas Silveira, diretor de Marketing e Educação

Raphael Kapa, professor do LupaEducação

Quer saber mais como a Lupa trabalha? Escreva para lupa@lupa.news

Editado por: Equipe Lupa

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A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

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