A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Oficina de checagem Lupa
Oficina de checagem Lupa

LupaEducação: aprenda com a gente a ser um checador de informações

por Equipe Lupa
28.mar.2017 | 16h00 |

Notícias falsas, boatos, dados distorcidos. O desafio da vez é combater a desinformação. É evitar que os fatos e as verdades – ingredientes tão indispensáveis ao dia a dia – fiquem soterrados em meio às informações de má qualidade. É hora de unir forças. De formar pessoas capazes de identificar e também de corrigir dados equivocados. É hora de popularizar a verificação de fatos. De criar um enorme grupo de fact-checkers!

E é com esse espírito – de combate aberto à desinformação – que a equipe Lupa lança neste 02 de abril de 2017, o primeiro Dia Internacional do Fact-Checking, o programa LupaEducação. Trata-se de uma iniciativa única e inovadora que tem por objetivo capacitar pessoas no uso das técnicas de checagem. Não importa a idade e a formação acadêmica. Qualquer um pode ser um checador.

Logo LupaEducacao_com pinguim

Sobre o programa

O LupaEducação consiste num programa de palestras e oficinas realizadas pelos jornalistas da Lupa fora da redação, em empresas e instituições de ensino situadas tanto no Rio de Janeiro quanto nas demais unidades da federação. Quem participa desses encontros mergulha no universo do fact-checking, conhece os bastidores da produção diária da Lupa e também pode colocar a mão na massa, em simulações de checagem que podem durar até 8h.

Universitários na Oficina de Checagem da Lupa no Festival piauí Globonews de Jornalismo, em 2016 Oficina da Lupa no festival da piauí de 2016

O programa LupaEducação sai do papel depois de seis meses de estudo e planejamento estratégico e vem se alinhar com perfeição ao movimento internacional de capacitação e treinamento em checagem levado a cabo por diversas entidades internacionais. Entre elas, destacam-se a International Fact-Checking Network (IFCN), que reúne mais de 100 plataformas de checagem em todo o mundo – diversas delas com braços de treinamento, e os projetos First Draft News e Google Trust Project, que envolvem meios de comunicação, universidades e empresas digitais interessados em elevar a credibilidade em meio digital.

Para preparar seu material didático, a Lupa realizou diversas oficinas e palestras Brasil afora. Ofereceu oficinas de imersão na terceira edição do Festival piauí GloboNews de Jornalismo e em instituições de ensino como a UFRJ, o Ibmec, a Facha, o IESB e a PUC-Rio. Participaram desses eventos mais de cem universitários. Agora é hora de ampliar essa lista.

E você? Quer ser um checador?

Inscreva-se aqui! #OficinaLupa

Quer saber mais como a Lupa trabalha?  

Escreva para lupa@lupa.news

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo