A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Estudantes da PUC-Rio no fim da oficina de fact-checking
Estudantes da PUC-Rio no fim da oficina de fact-checking

‘Checar é bem mais difícil do que parece. Deveria ser disciplina na faculdade’

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
31.mar.2017 | 18h39 |

Nesta sexta-feira (31), estudantes de jornalismo do 4º ao 8° períodos da PUC-Rio participaram de um treinamento de checagem de dados com a jornalista Cristina Tardáguila, diretora da Lupa. O evento deu início às atividades do LupaEducação – um programa de palestras e oficinas realizadas pelos jornalistas da agência em empresas e instituições de ensino de todo Brasil.

Durante 4h horas, 15 alunos selecionados pelo departamento de Comunicação da universidade tiveram uma imersão no trabalho de fact-checking e checaram o grau de veracidade de frases ditas pelo ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes, e pelo ex-secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame. Ao final, ao avaliar o evento, muitos concordaram: “Checar é bem mais difícil do que parece. Deveria ser uma disciplina na faculdade”.

Estudantes em palestra sobre fact-checking Estudantes em palestra sobre fact-checking

“É urgente a retomada da checagem, que, inacreditavelmente, andou em baixa no jornalismo brasileiro nos últimos tempos. A parceria da Lupa com a PUC-Rio devolve sentido ao jornalismo e ao papel das universidades na formação dos futuros profissionais”,  disse Itala Maduell, professora do Laboratório de Jornalismo, durante o encontro.

O programa LupaEducação tem por objetivo contribuir para a formação de jovens profissionais e mobilizá-los para o combate a notícias falsas, disseminadas, principalmente, pela internet.

Estudantes aprendem na prática Estudantes aprendem na prática

“É muito importante para o trabalho do jornalista duvidar. Não importa de onde vem a informação. Só assim não haverá uma multiplicação de dados incorretos”, afirmou a aluna Amanda Rebelo Gama, do 7° período.

E você? Quer aprender a ser um checador também? Inscreva-se aqui!

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo