Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#NoTobacco: ‘O Brasil é o maior produtor mundial de folha de tabaco?’

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
31.maio.2017 | 08h00 |

Nesta quarta-feira, 31 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebra o Dia Mundial Sem Tabaco. Para marcar a data, a entidade publicou os resultados do estudo “Tabaco e seu impacto ambiental: uma visão geral”. Foi com base nele que a Lupa extraiu as informações abaixo. Confira:

“O Brasil é o maior produtor de folha de tabaco do mundo”

EXAGERADO

De acordo com o estudo da OMS (página 4), o Brasil fica em segundo lugar no ranking, atrás apenas da China. Em terceiro lugar, aparece a Índia. Ainda vale ressaltar que a entidade internacional diz que, em 2012, foram produzidos 7,5 milhões de toneladas cúbicas de folhas de tabaco no mundo. Isso ocupou 4,3 milhões de hectares de terra produtiva em pelo menos 124 países.


“O consumo de tabaco está relacionado a mais de 7 milhões de mortes por ano”

VERDADEIRO

Este é um dos dados que mais chama atenção no estudo “Tabaco e seu impacto ambiental: uma visão geral”. As  doenças relacionadas ao consumo de tabaco foram tachadas pela OMS como uma das “maiores ameaças à saúde pública global” e também uma das “principais causas evitáveis de doenças não transmissíveis” de que se tem notícia. Dos 7 milhões de mortos, “mais de 6 milhões são ou foram consumidores de tabaco“.


“Quinze milhões de cigarros são vendidos diariamente no mundo”

VERDADEIRO

A cifra está correta e dá dimensão do mercado. Numa comparação simples: é como se toda a população do Estado do Rio de Janeiro comprasse um cigarro por dia – todos os dias. O Observatório da Política Nacional de Controle do Tabaco, que funciona dentro do Ministério da Saúde, calcula que, em 2015, 10% da população brasileira com mais de 18 anos fumava. Isso dá 15 milhões de pessoas.


“Guimbas / bitucas de cigarro não impactam o meio ambiente”

FALSO

Dez milhões de cigarros são descartados no meio ambiente todos os dias, informa a OMS. Isso faz com que as gimbas representem entre 30% e 40% das atividades de limpeza urbana e costeira feita em todo o mundo. A cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, estima que gasta US$ 22 milhões por ano para se livrar dos dejetos ligados a cigarro.


“A maioria dos produtores de tabaco é homem”

FALSO

O estudo da OMS mostra que, entre 60% e 70% dos trabalhadores agrícolas que cultivam tabaco são mulheres e que elas “estão diretamente expostas a produtos perigosos”.

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo