A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Baseado em dados reais: ‘Trump não mente quando joga golfe’

Fundadora | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
13.jul.2017 | 15h09 |

“Trump não mente nos dias em que joga golfe. Tem dias, no entanto, em que erra mais de 20 vezes em apenas 24 horas”. Curiosamente as duas conclusões estão baseadas em dados. Em fatos reais. Vêm da jornalista americana Michelle Lee e da equipe do The Washington Post Fact Checker, plataforma de checagem mantida pelo jornal de Jeff Bezos.

Desde o dia 20 de janeiro, quando o republicano Donald Trump assumiu a Casa Branca, a equipe de Lee registra numa única base de dados todas as informações “questionáveis” que são ditas pelo presidente dos Estados Unidos e checadas por eles.

“Nossa ideia é não só flagrar as falas incorretas como também aprender mais sobre o comportamento do presidente. Onde Trump mente mais? Em que plataforma? Em que horário? Sobre que assunto?”. E é assim que o projeto que nasceu para cobrir apenas os 100 primeiros dias de governo do novo presidente acaba de ser renovado e abarcará todo o primeiro ano da gestão Donald Trump.

“Foi um pedido dos leitores! Eles pediram mais”, comemora Michelle.

Quem navega pela página dos 100 dias – que dispõe de belos gráficos interativos – encontra, por exemplo, um calendário que mostra que Trump foi flagrado dizendo 492 frases equivocadas entre janeiro e abril. Nesse período, só passou incólume, ou seja, sem dizer nenhuma informação equivocada, em 10 dias. “E em três deles, o presidente foi jogar golfe. Daí podemos tirar uma conclusão”, acrescenta Michelle, rindo.

calendario trumpApesar de ser conhecido pela quantidade de tuítes que publica, Trump erra bem mais quando faz comentários livres e fora das redes sociais. De acordo com o levantamento do The Washington Post Fact Checker, em 100 dias, foram 125 frases equivocadas em comentários públicos. As entrevistas oficiais apareceram em segundo lugar, com 113 flagrantes de erro. Em terceiro, para surpresa até mesmo dos jornalistas que cobrem o presidente, ficaram os discursos preparados pela equipe dele. O The Washington Post Fact Checker pegou 99 equívocos na fala vista e revista por membros da Casa Branca.

frase trump

Na página da versão ampliada do projeto, aquele que pretende cobrir os primeiros 365 dias do republicano, o visitante tem ainda a possibilidade de descobrir a frase errada que Trump mais repete. Trata-se de um ataque ao sistema de saúde defendido por seu antecessor. “Obamacare is dying. It’s essentially dead” foi repetida 40 vezes desde janeiro. Os checadores americanos atestam que seu conteúdo é falso. “O gabinete do Congresso americano que cuida do Orçamento atesta que não há nenhuma mudança prevista no projeto”. A checagem completa sobre esse assunto pode ser lida aqui.

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo