A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

O furacão Harvey, o tubarão de sempre e outras mentiras

Fundadora | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
30.ago.2017 | 15h55 |

Em 2011, quando o furacão Irene atingiu Porto Rico com toda sua força, lá estava ele. Em 2015, quando o Matthew chegou à Florida, lá estava ele de novo – com suas barbatanas escuras. Nos últimos dias, o falso tubarão voltou a aparecer na internet: dessa vez, nas inundações causadas em Houston, pelo furacão Harvey.

shark-sightingRecortes-Posts_FALSOHá pelo menos seis anos, sempre que uma grande inundação choca o mundo, imagens falsas como esta ganham força nas redes sociais e aterrorizam os mais desavisados. E aqui estão os checadores para – novamente – reconfirmar: não há registros oficiais e reais de tubarões nadando nas ruas ou rodovias de Porto Rico, Florida ou Texas. Todas aquelas que passaram pelo seu feed de notícias até agora eram belas montagens.

Veja trabalho feito pelo Buzzfeed que comprova isso e também informações sobre a foto original – com o tubarão verdadeiro e no contexto certo, que publicada em 2005, pela revista Africa Geographic.

Como, em meio a tragédias, as notícias falsas costumam proliferar, SnopesThe Washington Post FactChecker e outros parceiros da Lupa passaram os últimos dias publicando diversas reportagens sobre informações de má qualidade. Confira abaixo algumas delas antes de compartilhar.

“Obama foi ao Texas para alimentar os desabrigados”

obama-food-kitchenRecortes-Posts_FALSOA foto é real, mas foi tirada em 2015, no feriado de Ação de Graças (Thanksgiving). A imagem também não foi feita no Texas, mas em Washington. O então presidente dos EUA, Barack Obama, visitava um abrigo para moradores de rua na capital norte-americana.


 

“As pistas do aeroporto de Houston estão inundadas”

not-houston-airportRecortes-Posts_FALSODe acordo com o Snopes, a imagem que tem sido altamente distribuída nas redes não foi feita no aeroporto de Houston – que sim sofreu com o Harvey – nem em nenhum outro aeroporto do planeta. Trata-se de uma simulação, feita em computador, para mostrar o que poderia ocorrer com o aeroporto de LaGuardia, em Nova York, frente a possíveis e drásticas mudanças climáticas.


 

“Um aligátor anda à solta em Houston”

alligator-houstonRecortes-Posts_FALSOA imagem que acompanha esse post é real, mas data de abril de 2017. A foto realmente foi feita em Houston – bem antes da chegada do furacão Harvey.


 

“Uma família usou uma geladeira como bote de resgate”

harvey-fridge-boatRecortes-Posts_FALSOA foto não tem qualquer relação com o Harvey. Ela realmente foi feita em Houston, mas bem antes: em abril de 2016.

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo