Agência Lupa oferecerá oficinas gratuitas no Festival piauí GloboNews
Pelo segundo ano consecutivo, a Lupa participará do Festival piauí GloboNews de Jornalismo, oferecendo oficinas de fact-checking. E – mais uma vez – elas serão totalmente gratuitas!
Com o apoio institucional do Facebook e os parceiros CBN, Catraca Livre e revista piauí, a equipe de jornalistas da agência dará dois workshops, de quatro horas cada um, no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo (SP).
A primeira turma, exclusiva para estudantes universitários, será no sábado, dia 7 de outubro, das 8h às 12h. A segunda, que reunirá apenas profissionais da comunicação, acontecerá das 8h às 12h do domingo, 8 de outubro.
Na edição de 2017, a Lupa treinará 28 alunos, ou seja, 14 pessoas em cada turma. E, graças ao apoio dos parceiros da agência, a maioria dos participantes virá de fora da capital paulista, com transporte e hospedagem gratuitos. Os participantes também terão direito a um desconto de 50% nos ingressos do Festival piauí GloboNews de Jornalismo como um todo.
Agora, veja abaixo como fazer para disputar uma das vagas. Há regras para universitários e para profissionais. Ache aquela que encaixa com o seu perfil.
SOU ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO
Quadro de vagas:
Para universitários que moram na cidade de São Paulo (SP): 4
Para universitários que moram em outras cidades do país: 10
Total de vagas gratuitas oferecidas: 14
Regras:
1- Só deverão participar do processo de seleção da Lupa os universitários que moram no Brasil e têm disponibilidade prévia para estar na cidade de São Paulo entre os dias 6 e 7 de outubro de 2017.
2- Poderão participar do processo de seleção da Lupa universitários de qualquer curso de graduação. Estão excluídos, portanto, alunos dos cursos de pós-graduação.
3- Só deverão se inscrever no processo de seleção da Lupa universitários que não participaram de nenhuma outra oficina presencial de checagem oferecida pela agência até agora.
4- Os participantes deverão preencher o formulário de inscrição para universitários e responder as duas perguntas nele formuladas dentro dos critérios estabelecidos. A Lupa avaliará a clareza e objetividade dessas respostas.
5- Os participantes que se inscreverem no processo de seleção concordam com os termos nele estabelecidos. Comprometem-se a estar presentes na oficina na data pré-definida e a arcar com os custos de alimentação, seguro médico, transporte local (dentro da cidade de São Paulo) e demais gastos pessoais ao longo do evento. Isentam a Lupa e seus parceiros de qualquer responsabilidade frente a companhias aéreas, hotéis e local de realização das oficinas. Confirmam disposição para participar de gravação de vídeos institucionais e também em ceder gratuitamente seu direito de imagem para promoção do evento.
6- Os selecionados para a oficina não terão acesso gratuito às mesas do Festival piauí GloboNews de Jornalismo por se tratar de eventos diferentes. Os 28 participantes da oficina da Lupa receberão por e-mail um código especial para um desconto de 50% numa eventual compra de entradas para o festival. O uso desse código e a compra de entradas é opcional e não tem qualquer interferência no processo de seleção da Lupa. Acesse o site divulgado pela revista piauí para qualquer outra informação sobre o evento.
Prazos:
Período de inscrição: De 10h do dia 13 de setembro de 2017 até 10h do dia 17 de setembro de 2017
Divulgação da lista de selecionados: 20 de setembro de 2017
JÁ SOU FORMADO E TRABALHO EM COMUNICAÇÃO/JORNALISMO
Quadro de vagas:
Vagas para profissionais que moram na cidade de São Paulo: 4
Vagas para profissionais que moram em outras cidades do país: 8
Total de vagas: 12*
* Como apoiadores do evento, a CBN e o Catraca Livre indicarão dois profissionais para ocupar outras duas vagas na oficina da Lupa, totalizando 14 participantes.
Regras:
1- Só deverão participar do processo de seleção da Lupa profissionais graduados em Jornalismo ou Comunicação Social que moram no Brasil e têm disponibilidade prévia para estar na cidade de São Paulo entre os dias 7 e 8 de outubro de 2017.
2- Não é necessário estar empregado para participar do processo de seleção da Lupa.
3- Só deverão se inscrever no processo de seleção da Lupa profissionais que não participaram de nenhuma outra oficina presencial de checagem oferecida pela agência até agora.
4- Os participantes deverão preencher o formulário de inscrição para profissionais e responder as duas perguntas nele formuladas dentro dos critérios estabelecidos. A Lupa avaliará a clareza e objetividade dessas respostas.
5- Os participantes que se inscreverem no processo de seleção concordam com os termos nele estabelecidos. Comprometem-se a estar presentes na oficina na data pré-definida e a arcar com os custos de alimentação, seguro médico, transporte local (dentro da cidade de São Paulo) e demais gastos pessoais ao longo do evento. Isentam a Lupa e seus parceiros de qualquer responsabilidade frente a companhias aéreas, hotéis e local de realização das oficinas. Confirmam disposição para participar de gravação de vídeos institucionais e também em ceder gratuitamente seu direito de imagem para promoção do evento.
6- Os selecionados para a oficina não terão acesso gratuito às mesas do Festival piauí GloboNews de Jornalismo por se tratar de eventos diferentes. Os 28 participantes da oficina da Lupa receberão por e-mail um código especial para ter um desconto de 50% numa eventual compra de entradas para o festival. O uso desse código e a compra de entradas é opcional e não tem qualquer interferência no processo de seleção da Lupa. Acesse o site divulgado pela revista piauí para qualquer outra informação sobre o evento.
Prazos:
Período de inscrição: De 10h do dia 13 de setembro de 2017 até 10h do dia 17 de setembro de 2017
Divulgação da lista de selecionados: 20 de setembro de 2017
Acompanhe as redes sociais da Lupa e se prepare para as oficinas!
Leia outras informações institucionais / Home
O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN
Leia também
Fale com a redação no lupa@lupa.news
Sugestão de Checagem?
Quero ser um checador
Política de correção
- 2022
- 2021
- 2020
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- dezembro (64)
- novembro (73)
- outubro (63)
- setembro (69)
- agosto (67)
- julho (74)
- junho (69)
- maio (97)
- abril (65)
- março (72)
- fevereiro (63)
- janeiro (68)
- dezembro (70)
- novembro (244)
- outubro (168)
- setembro (88)
- agosto (109)
- julho (130)
- junho (181)
- maio (175)
- abril (169)
- março (89)
- fevereiro (50)
- janeiro (56)
- dezembro (55)
- novembro (55)
- outubro (58)
- setembro (59)
- agosto (57)
- julho (57)
- junho (54)
- maio (61)
- abril (65)
- março (57)
- fevereiro (72)
- janeiro (72)
- dezembro (65)
- novembro (74)
- outubro (117)
- setembro (69)
- agosto (64)
- julho (37)
- junho (37)
- maio (40)
- abril (32)
- março (49)
- fevereiro (21)
- janeiro (29)
- dezembro (27)
- novembro (22)
- outubro (23)
- setembro (26)
- agosto (24)
- julho (20)
- junho (22)
- maio (27)
- abril (22)
- março (18)
- fevereiro (15)
- janeiro (9)