A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Polícia Militar
Foto: Polícia Militar

Em apenas 24 horas, sete comunidades com UPPs registraram tiroteios

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
23.set.2017 | 08h45 |

A última sexta-feira (22) foi violenta no Rio de Janeiro e fez com que o governo estadual convocasse o Exército para cercar e ocupar a favela da Rocinha, situada na Zona Sul da cidade. Mas, de acordo com dados do aplicativo Fogo Cruzado, mantido pela Anistia Internacional, pelo menos outras seis comunidades com Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) registraram tiroteios ontem. Isso revela como tem sido difícil combater a circulação de armas pela cidade.

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), entre janeiro e julho de 2017, 1.666 armas foram recuperadas na capital fluminense. Dessas, 321 (aproximadamente 20%) estavam na Rocinha, Alemão, Chapéu-Mangueira, Santa Marta, Vila Kennedy, Vidigal e Cidade de Deus – comunidades que têm UPP e ontem sofreram com tiroteios.

Ainda vale destacar que, dos 253 fuzis apreendidos em todo o estado em 2017, 33 (13%) foram recuperados nas sete favelas “pacificadas” que registraram tiroteios na sexta-feira.

Neste ano, a delegacia que mais apreendeu armas foi a 39ª DP, que abrange a área do Complexo do Chapadão, na Pavuna, com 159 armas recuperadas. Segundo o Fogo Cruzado,também houve tiroteios nesta região na sexta. Em nota, a assessoria de imprensa das UPPs deu detalhes sobre alguns dos tiroteios registrados. 

Nota: Para esta reportagem, a Lupa utilizou os dados públicos referentes às delegacias que cobrem as regiões das comunidades pacificadas onde foram registrados os tiroteios. Esses dados constam no portal das UPPs. A Rocinha, por exemplo, é atendida por duas delegacias. A que fica na comunidade (11ªDP) e a da Gávea (15ª DP). Esta, no entanto, também atende à favela do Vidigal. Na Fazendinha, favela que fica dentro do Complexo do Alemão, o atendimento também é feito por duas delegacias. Há, ainda, uma unidade policial no próprio Alemão. A Vila Kennedy é atendida pela 34ª DP, o Santa Marta, pela 10ª DP, o Chapéu-Mangueira, pela 12ª DP. A Cidade de Deus, por fim, está dentro da área da 32ª DP.

Leia outras checagens de ‘País’ / Outras publicadas neste mês / Volte à home

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo