A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Agência Lupa dobra o tamanho de sua equipe, de olho nas Eleições 2018

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
25.set.2017 | 12h28 |

A partir desta segunda-feira (25), a equipe de checadores da Lupa passa a contar com um time de oito jornalistas – duas vezes mais do que em novembro de 2015, quando a agência foi fundada. De hoje em diante, integram a equipe da Lupa o jornalista Chico Marés, que ficará sediado em Curitiba (PR), o repórter júnior Tiago Aguiar, que assume a vaga deixada por Marina Estarque em São Paulo (SP), e a estudante de jornalismo Nathalia Afonso, no Rio de Janeiro.

Chico trabalhou na Gazeta do Povo e é mestre em Jornalismo Interativo pela City, University of London. Tiago conclui jornalismo na USP, trabalhou na Agência Pública e fez a primeira temporada do programa Greg News, da HBO. Nathalia estuda comunicação social na PUC-Rio e já trabalhou com radiojornalismo e pesquisa. Os três se somam aos jornalistas Cristina Tardáguila, Juliana Dal Piva, Leandro Resende, Clara Becker e Hellen Guimarães na busca pela verdade no discurso público. No total, a Lupa conta agora com 15 profissionais.

“Estamos a um ano das eleições presidenciais de 2018 e as sucessivas crises – política, econômica, de segurança etc. – exigem mais gente qualificada, buscando separar o que é verdadeiro do que é falso”, explicou Cristina, diretora da Lupa.

Das três contratações da agência, duas vieram de oficinas de checagens realizadas Brasil afora. Tiago e Nathalia participaram dos workshops oferecidos pela empresa e se destacaram em seus respectivos grupos.

“O desafio que eles têm pela frente não é pequeno: vão aplicar para valer tudo aquilo que aprenderam nas nossas oficinas. Estamos muito confiantes na capacidade deles”, acrescentou Douglas Silveira, gerente de Marketing da Lupa.

Leia outras informações institucionais / Home

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo