A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

É falso doc ‘confidencial’ sobre localização de submarino argentino

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
30.nov.2017 | 15h16 |

Na última terça-feira (28), o portal argentino Minutouno.com publicou uma informação que, em instantes, ganhou as redes sociais e provocou grande comoção. A página anunciou que havia localizado um documento confidencial da Marinha argentina que mostrava claramente que o submarino ARA San Juan – desaparecido desde 15 de novembro, quando se dirigia a Mar del Plata – havia sido localizado a 1.050 metros de profundidade. O Chequeado, site argentino de fact-checking e parceiro da Lupa, revelou, no entanto, que a notícia e o documento exibido junto a ela são falsos.

WhatsApp-Image-2017-11-29-at-18.17.20

Recortes-Posts_FALSODe acordo com os checadores, a imagem que serviu de base para a reportagem começou a circular pelo WhatsApp e a ganhar força nas redes sociais por trazer o selo de “confidencial”. De acordo com o CrowdTangle, ferramenta que mede o alcance de uma informação nas redes, em apenas um dia a postagem foi compartilhada 21 mil vezes no Facebook.

Consultado pelo Chequeado, o porta-voz da equipe de Marines americanos que ficou encarregada de realizar a operação de localização e resgate do submarino negou que o documento fosse verdadeiro. Karl Schonberg destacou que a embarcação citada na nota, o Sophie Siem, é “um módulo de resgaste pressurizado capaz de salvar 16 marinheiros de uma só vez a 2 mil pés de profundidade (cerca de 610 metros)” – e não a 1.050 metros como informa o documento falso.

A Marinha Argentina também se pronunciou sobre o assunto. Em entrevista coletiva, o porta-voz Enrique Balbi, classificou a imagem e a notícia como sendo “totalmente falsas” e acrescentou: “é uma pena que estejam brincando com os sentimentos dos familiares, criando falsas expectativas”.

Na quarta-feira (29), a Marinha argentina reconheceu publicamente que ainda não havia conseguido encontrar o ARA San Juan e que não tinha informações sobre seus 44 tripulantes.

Leia a reportagem completa do Chequeado (em espanhol) aqui.

Leia outras checagens de ‘Mundo’ / Outras publicadas neste mês / Volte à home

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo