A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Julgamento de Lula: checamos as informações mais vistas nas redes

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
24.jan.2018 | 08h30 |

O julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no TRF-4, que aconteceu na quarta-feira (24) em Porto Alegre, foi terreno fértil para a desinformação. Por causa disso, a Lupa avaliou – em tempo real – o grau de veracidade dos conteúdos mais compartilhados nas redes sociais sobre esse assunto. A equipe de checadores utilizou as ferramentas de monitoramento BuzzSumo, Crowdtangle, Domain Tools e o Monitor Digital da USP e atualizou esta reportagem ao longo de 10 horas.

“A maior manifestação da história de Porto Alegre: 70 mil pessoas com Lula”
Publicação do site Revista Fórum, identificada como uma das mais compartilhadas desta quarta-feira (24), já teve 11 mil interações, segundo o BuzzsumoRecortes-Posts_FALSOEm 13 de março de 2016, quando diversas pessoas foram às ruas do país para pedir o impeachment da então presidente, Dilma Rousseff, Porto Alegre sediou um protesto de 100 mil pessoas, segundo a Brigada Militar, e cerca de 140 mil, segundo os organizadores do evento.

Um ano antes, em 15 de março de 2015, a capital gaúcha também foi palco para outra manifestação do mesmo porte. Segundo o Zero Hora, foram 100 mil pessoas e, de acordo com o G1, até 120 mil.


“Defesa admite que Lula cometeu crime no caso triplex”
Publicação do site “Papo TV”, identificada como uma das mais compartilhadas desta quarta-feira (24) pela ferramenta de monitoramento BuzzSumo, já teve 4 mil interaçõesRecortes-Posts_FALSOAté a manhã desta quarta-feira (24), a defesa de Lula não havia reconhecido nenhum crime cometido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com relação ao triplex do Guarujá (SP).

O texto do site “Papo TV” parece fazer uma interpretação do recurso que foi apresentado pela defesa do ex-presidente ao TRF-4. No documento, os advogados de Lula pedem a prescrição dos crimes a ele atribuídos (lavagem de dinheiro e corrupção passiva), argumentando o seguinte: “Caso se mantenha o quantum (tamanho da pena) imposto na sentença (do juiz Sérgio Moro), deve ser reconhecida a prescrição da pretensão punitiva retroativa, pois a referida pena prescreve em 06 (seis) anos, lapso temporal já transcorrido entre a suposta consumação do delito (em 08.10.2009) e o recebimento da denúncia”, diz a apelação, na página 22.


“Porto Alegre, agora [acompanhado de foto de manifestação pública]”
Foto publicada por usuário particular do Facebook que já teve 33 mil compartilhamentos

lulavenezuelaRecortes-Posts_FALSOCircula pelas redes sociais uma foto que mostra uma multidão supostamente participando de um ato em favor do ex-presidente Lula, em Porto Alegre. A imagem foi ao ar na tarde de terça-feira (23) e, até as 10h30 desta quarta-feira (24), já tinha mais de 33 mil compartilhamentos.

A imagem, no entanto, é da Venezuela e já está na internet desde 2010, como mostra o site TinEye.

Os registros feitos pelo fotógrafo Ricardo Stuckert e disponíveis no site Fotospublicas.com mostram Porto Alegre na tarde de terça-feira.

stuckertpoa23


“MST promete guerra civil em caso de prisão de Lula”

Publicação feita pelo site “The Folha” e identificada como uma das mais compartilhadas desta quarta-feira (24) pela ferramenta de monitoramento BuzzSumo, com 6,3 mil interaçõesRecortes-Posts_FALSO

Até a manhã desta quarta-feira (24) o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, histórico apoiador do PT, não havia feito nenhum comunicado oficial nesse sentido. O movimento está mobilizado em diferentes capitais do país, em atos de apoio ao ex-presidente Lula. Preparou uma tropa voluntária, formada por integrantes do movimento, para identificar e combater possíveis infiltrados nas manifestações que foram preparadas para acontecer na capital gaúcha.

Ainda vale ressaltar que o texto publicado pelo The Folha e compartilhado cerca de 6 mil vezes apenas no Facebook não cita informações sobre o planejamento do MST para o julgamento. Nele, não há nenhuma menção sobre promessa de guerra civil em caso de prisão de Lula, como sugere o título do post. O conteúdo se resume a uma defesa da absolvição do ex-presidente, publicada originalmente pelo site Brasil 247.

O The Folha se autodeclara “uma Rede Blogs da Mídia Livre formada por autodidatas, blogueiros realistas que trabalham por um Brasil melhor para todos e que defendem a Faxina Geral iniciada pela Lava Jato, independente de partidos, doa a quem doer”. O proprietário do domínio também detém outros 16 endereços, segundo o DomainTools. O e-mail indicado para contato com os mantenedores do site é o mesmo usado para administrar uma página no Facebook chamada Sérgio Moro Brasil.


“Deputados americanos enviam carta de apoio a Lula”
Publicação do site “Lula.com.br”, compartilhada mais de 11 mil vezes entre os dias 21 e 22, segundo o Monitor Digital da USPRECORTES-POSTS-VERDADEIRODoze congressistas americanos de fato assinaram uma carta endereçada ao embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Sérgio Silva do Amaral, em defesa de Lula, no dia 19 de janeiro. Na carta, eles afirmam que o juiz Sérgio Moro teve “conduta antiética” ao divulgar telefonema entre o petista e a ex-presidente Dilma Rousseff, com seus advogados e com sua família. Eles dizem ter esperança de que as autoridades judiciais do Brasil “não sejam influenciadas por outros políticos nem pela mídia”. Todos os deputados que assinam a carta são filiados ao Partido Democrata.


“99% de chances para Lula ter a pena dobrada pelo TRF-4”
Publicação do site “jornal21brasil.com.br”, identificada como uma das mais compartilhadas desta quarta-feira (24) pela ferramenta de monitoramento BuzzSumo, com 4 mil interaçõesRECORTES-POSTS-EXAGERADOTrata-se de um título “caça-clique” que não dialoga com o resto do conteúdo. Ele atrai o leitor e faz com que o link seja acessado. O texto presente na página é cópia de um levantamento feito pela RedeTV, com informações da Agência Brasil, que diz que os desembargadores do TRF-4 costumam manter ou aumentar as condenações dadas pelo juiz Sérgio Moro nos casos da Lava-Jato envolvendo políticos. Não há nenhuma menção às chances de Lula ter sua pena aumentada pelo tribunal ao longo de todo o texto.

Vale pontuar que o site G1 publicou nesta quarta-feira (24) um levantamento de todas sentenças emitidas pelo tribunal nos casos da Lava Jato e, de fato, os desembargadores tendem a aumentar as penas dos réus. De 71 casos analisados pelo tribunal, em 35 as penas foram aumentadas. Trata-se de uma taxa de 49,3%.


“Lula diz que vai mandar prender juízes e procuradores da Lava Jato”
Publicação do site “Notícias Brasil Online”, identificada como uma das mais compartilhadas desta quarta-feira (24) pela ferramenta de monitoramento BuzzSumo, com 2 mil interaçõesRECORTES-POSTS-EXAGERADOApesar de ter sido publicado na terça-feira, 23 de janeiro de 2018, o texto destaca uma frase dita por Lula no Congresso do PT, em São Paulo, no dia 5 de maio de 2017. À época, o ex-presidente fez uma piada sobre publicações feitas em jornais a respeito dos processos que ele respondia na Justiça. “As manchetes dos jornais diziam que o PT acabou e diziam que amanhã o Lula vai ser preso. Faz dois anos que eu estou ouvindo isso. Se eles não me prenderem logo, quem sabe um dia eu mando prendê-los pelas mentiras que eles contam”, disse Lula. O conteúdo publicado pelo Notícias Brasil Online menciona que a fala do petista foi proferida “em tom descontraído”. O título é apenas um “caça-clique”.


“New York Times: ‘A evidência contra Lula está muito abaixo dos padrões que seriam levados a sério nos EUA’”
Texto publicado pelo site da revista “Fórum” em 23 de janeiro, identificado como uma das mais compartilhadas desta quarta-feira (24) pela ferramenta de monitoramento BuzzSumo, com 8,1 mil interaçõesRECORTES-POSTS-VERDADEIRO-MASO New York Times publicou, sim, um texto do economista Mark Weisbrot, intitulado “A democracia do Brasil empurrada para o abismo”, criticando duramente o processo contra o presidente Lula.

Para o economista, as evidências contra Lula não seriam aceitas como prova em nenhuma corte americana, e a ausência do petista na eleição pode levar a um pleito “de muito pouca legitimidade”. Weisbrot conclui dizendo que a exclusão de Lula da eleição por um “judiciário politizado” seria “uma calamidade para os brasileiros, a região e o mundo”.

Mas vale destacar que trata-se de um “op-ed”, ou seja, um texto de opinião de um analista não vinculado ao jornal, e não de uma reportagem ou editorial do próprio jornal.


“Conselheiro da rainha inglesa poderá acompanhar julgamento dentro da plenária do TRF-4”
Publicação do site “Notícias R7” e identificada como uma das mais compartilhadas desta quarta-feira (24), segundo o Google TrendsRECORTES-POSTS-VERDADEIRO-MASEm 1988, o advogado australiano Geoffrey Ronald Robertson ganhou o título de conselheiro da rainha Elizabeth. Mas se trata apenas de um título honorífico. Não significa que o advogado realmente aconselhe a rainha inglesa no seu cotidiano.

Nesta quarta-feira (24) Robertson está no TRF-4, em Porto Alegre. Representa os interesses do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Conselho de Direitos Humanos da ONU.


“Promoção em churrascaria dará 1% de desconto para cada ano da condenação de Lula pelo TRF-4”
Publicação do site O Diário Nacional, identificada como uma das mais compartilhada desta quarta-feira (24) pela ferramenta de monitoramento BuzzSumo, já teve 12,8 mil interaçõesRECORTES-POSTS-VERDADEIRO-MASA promoção, de fato, é verdadeira. A Lupa falou por telefone com o estabelecimento, e confirmou que o desconto valerá a partir do momento em que terminar o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no TRF-4. Mas a promoção foi feita à revelia do resto da rede. É válida apenas na unidade do restaurante em Manaus. No Facebook, o perfil oficial da Detroit Steakhouse informou que a promoção “não foi autorizada pela franqueadora”. “Torcemos por um país livre de todo discurso de ódio e melhor para todos”, diz o texto postado na página do restaurante.


“Cármen Lúcia nega pedido de habeas corpus preventivo para Lula”
Publicação do site “PapoTV”, identificada como uma das mais compartilhadas desta quarta-feira pela ferramenta de monitoramento Buzzsumo, teve cerca de 3,4 mil interaçõesRECORTES-POSTS-VERDADEIROA ministra presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, negou três pedidos de habeas corpus preventivos em favor do ex-presidente Lula nos últimos seis dias (HC 152394, HC 152447 e HC 152520). Os três foram impetrados por cidadãos comuns e não por advogados constituídos pelo petista.

O habeas corpus preventivo é um instrumento jurídico utilizado quando há ameaça de direito constitucional – neste caso, ele serviria para impedir que o ex-presidente tivesse  seu direito de ir e vir limitado pela decisão dos desembargadores do TRF-4. A negativa de Carmen Lúcia se deu em função de o STF não ser o foro adequado para os pedidos – um deles, deveria ter sido remetido ao STJ, e os outros dois, ao TRF.

Leia outras checagens de ‘País’ / Outras publicadas neste mês / Volte à home

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo