A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Adversário ou aliado de Lula? Quem disse o que sobre o julgamento?

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
24.jan.2018 | 12h00 |

Nesta quarta-feira (24), a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, julga o recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a condenação em primeira instância no caso do tríplex do Guarujá. A sentença do juiz Sérgio Moro, publicada em julho do ano passado, condenou o petista a nove anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

Se o TRF-4 considerar Lula culpado, o ex-presidente pode ser impedido de disputar as eleições presidenciais deste ano. Isso porque a Lei da Ficha Limpa torna inelegíveis os políticos condenados em segunda instância, isto é, em decisões julgadas por órgãos colegiados.

Porém, a defesa ainda pode apresentar recurso, nesta ordem, no próprio TRF-4, no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF). O Ministério Público Federal também pode recorrer aos mesmos tribunais em caso de absolvição, e qualquer um dos juízes pode pedir vista do processo. Nesse último caso, não há previsão para a retomada do julgamento.

Nos últimos dias, aliados, ex-aliados e adversários de Lula, incluindo presidenciáveis, declararam publicamente suas opiniões e expectativas a respeito do rito desta quarta (24). Veja se você consegue acertar os autores das 10 frases selecionadas pela Lupa.

 <script>(function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(d.getElementById(id))return;js=d.createElement(s);js.id=id;js.src=’//embed.playbuzz.com/sdk.js’;fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}(document,’script’,’playbuzz-sdk’));</script><div class=”playbuzz” data-id=”70200f83-996c-4a1c-8839-0b88f38eccea”></div>
Leia outras checagens de ‘País’ / Outras publicadas neste mês / Volte à home

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo