A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

SobreElas: Natal deveria ter mais creches, mas número não sobe desde 2014

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
21.mar.2018 | 12h00 |

Quando disputava a reeleição à prefeitura de Natal, Carlos Eduardo Nunes Alves (PDT) prometeu ampliar o número de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A ideia era criar novas escolas e aumentar o total dos centros que oferecem ensino integral, permitindo que as mulheres da capital potiguar pudessem ter mais autonomia para o trabalho e atividades em espaço público. Desde 2014, no entanto, o número de escolas não se alterou.

Já o programa de governo que Robinson Faria (PSD) registrou no Tribunal Superior Eleitoral quando estava em campanha não trazia nenhuma proposta de política específica para as mulheres. O documento de 40 páginas cita a palavra “mulher” quatro vezes, mas todas sob a perspectiva de diagnóstico, nunca com alguma proposta. Procurado para comentar essa ausência, o governo do estado não respondeu.

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Lupa volta às promessas feitas às eleitoras nas campanhas de 2014 e 2016 para ver se saíram ou não do papel. É a série SobreElas. A seguir, o resultado da análise sobre Natal:

“Ampliar o quantitativo de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e adequá-los para funcionamento em tempo integral, considerando as necessidades das mulheres trabalhadoras (não atrelada ao calendário escolar)”
Página 36 do programa de governo que Carlos Eduardo Nunes Alves (PDT), hoje prefeito de Natal, registrou no TSE em 2016Natal tem, hoje, 72 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), de acordo com a lista de escolas da prefeitura. Em 2016, último ano do primeiro mandato de Alves, eram 74 unidades, segundo Boletim Estatístico de 2016 da Secretaria Municipal de Educação. Procurada, a Secretaria de Educação sustentou, em nota, que há 74 CMEIs na cidade – ainda que o site da prefeitura mostre um número menor. De qualquer forma, o número de centros de educação infantil não se alterou no atual mandato de Alves.

Além disso, nenhuma unidade nova de CMEI foi inaugurada em Natal desde 2014. Os últimos CMEIs abertos na cidade datam de 2013 (três unidades) e 2014 (uma unidade). Em dezembro de 2017, Alves anunciou a inauguração do CMEI Rosalba Dias de Barros, mas o que a prefeitura fez foi transferir o centro, que funcionava em um prédio alugado, para um prédio próprio. O decreto de criação da escola, na verdade, é de 2008.

Segundo a Secretaria de Educação de Natal, 12 dos atuais 74 centros de educação infantil têm atendimento em tempo integral para os níveis de Berçário I a Nível II da Educação Infantil. A pasta afirma que a rede municipal atende atualmente a 15 mil crianças.

Leia outras checagens da série SobreElas / Leia outras deste mês / Volte à home

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo