A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Contra notícias falsas: mais checagens, mais educação, mais informação

Fundadora | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
28.mar.2018 | 10h30 |

Se lá atrás, em novembro de 2015, quando a Agência Lupa iniciou suas operações, o trabalho de verificação de notícias já era importante, imagine agora – na era das “fake news”. Com a proximidade da campanha eleitoral e o avanço da desinformação, não restam mais dúvidas: a checagem de fatos, feita por jornalistas capacitados, tornou-se indispensável.

Para marcar esse momento, na próxima segunda-feira, 2 de abril, a Lupa e outros 140 membros da International Fact-checking Network (IFCN) celebrarão o Dia Internacional da Checagem com uma série de novidades que vão de trailers de cinema como este que você pode assistir abaixo (do qual a Lupa participou) a uma nova série robusta de dicas para enfrentar a desinformação.

Nos próximos dias, a Lupa também fará anúncios diários sobre o que pretende oferecer a seus leitores e seguidores ao longo dos próximos meses. São passos grandes e ousados para uma equipe ainda em expansão. Mas estão integralmente alinhados com a missão da agência: elevar o custo da mentira, melhorar o debate público e, por consequência, alcançar uma democracia plena – um cenário em que ninguém tem mais poder ou direito pelo simples fato de ter acesso à informação de melhor qualidade.

Feliz Dia Internacional da Checagem! Siga a hashtag #FactCheckIt nas redes sociais e acesse o site www.factcheckingday.com, montado pela IFCN. Nele você poderá acompanhar o que há de melhor no mundo da checagem e saber sobre todas as novidades do setor.

Leia outras informações institucionais / Home

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo