A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Vai ao cinema neste feriado? Atenção ao primeiro trailer da Lupa!

Fundadora | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
29.mar.2018 | 06h00 |

Há muito tempo tínhamos uma dúvida: será que o brasileiro realmente se importa com a verdade? Quer conhecer os fatos e os dados reais? Para esclarecer isso de uma vez por todas, a equipe de checadores da Lupa foi às ruas do Rio de Janeiro e transformou o resultado da pesquisa em seu primeiro trailer de cinema. É isso aí! Agora tem Lupa em novo formato!

O filmete ‘Nós amamos a verdade’, que marca a chegada do fact-checking às salas de cinema do país, estará em cartaz no Rio de Janeiro e em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília ao longo das duas próximas semanas – desta quinta-feira (29) até, pelo menos, 11 de abril. Em seguida, deverá visitar outras praças. Por enquanto, você pode assistir aqui:

O trailer da Lupa, gravado no Arpoador/Ipanema, integra um pacote de ações que os membros da International Fact-Checking Network (IFCN) anunciarão nas próximas horas para marcar o Dia Internacional da Checagem, celebrado em 2 de abril. Outras oito plataformas de fact-checking fizeram vídeos semelhantes aos da Lupa, em pontos turísticos de seus respetivos países. Não deixe de conferir a edição final realizada pela IFCN. Logo a seguir:

Leia outras informações institucionais / Home

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo