A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

SobreElas: CE destaca abertura de Casa da Mulher, mas local segue fechado

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
29.mar.2018 | 12h00 |

Em seu programa de governo, o prefeito reeleito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), registrou apenas uma promessa para as mulheres. Disse que desenvolveria políticas específicas para elas em quatro áreas de atuação. As ações foram promovidas, mas a cidade tem problemas sérios no atendimento às vítimas de violência. A delegacia especializada, que integra a rede de 10 Delegacias de Defesa da Mulher do estado, por exemplo, viu parte de seu teto desabar no início de fevereiro.

À época, o atendimento foi transferido para o prédio da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD). Mas, na última quinta-feira, houve nova transferência. Desta vez, a DDM Fortaleza começou a atender na sede do Complexo de Delegacias Especializadas (Code). 

A Delegacia da Mulher de Fortaleza deveria funcionar na Casa da Mulher Brasileiraparceria do estado com o governo federal. O local deveria ter sido inaugurado no primeiro semestre deste ano, mas segue fechado. Isso foi um dos motivos da ocupação que movimentos feministas fizeram no local no último Dia Internacional da Mulher.

Mesmo com a Casa sem inaugurar e ainda fechada, a assessoria de imprensa do governador Camilo Santana (PT) destacou sua abertura como uma das ações realizadas pela atual gestão no Ceará para atender às mulheres. Santana é um dos governadores eleitos que não registraram nenhuma promessa de política pública específica para suas eleitoras nos planos de governo enviados ao TSE em 2014.

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Lupa volta às promessas feitas às eleitoras nas campanhas de 2014 e 2016 para ver se saíram ou não do papel. É a série SobreElas. A seguir, o resultado da análise sobre Fortaleza:

“Desenvolvimento de políticas específicas na saúde, assistência, educação, cultura entre outras para mulheres”
Página 3 do programa de governo de Roberto Cláudio (PDT), prefeito de Fortaleza, registrado no TSE em 2016

De fato, há políticas para as mulheres sendo desenvolvidas em todas as áreas citadas pelo prefeito em seu programa de governo. Na saúde, a secretaria municipal fechou parceria com o Sesc, em junho de 2017, para oferecer exames de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Segundo a prefeitura, quatro dos dez hospitais de Fortaleza fornecem os primeiros cuidados a mulheres vítimas de violência sexual.

Na assistência, Fortaleza conta com um Centro de Referência da Mulher, responsável por atender às vítimas de violência e encaminhá-las à Justiça. Mas ele não é novidade desta gestão: existe desde 2006. A prefeitura também considera o projeto Mulher Empreendedora, realizado no início do mês para estimular o empreendedorismo feminino, uma das “políticas específicas” citadas por Cláudio.

Na educação, em abril do ano passado, a secretaria promoveu uma homenagem às mulheres que marcaram a história do ensino na cidade. E, na cultura, em março, a Escola Pública de Audiovisual incentivou a produção de diretoras numa mostra de curta-metragens voltada à temática de gênero.

Leia outras checagens da série SobreElas / Leia outras deste mês / Volte à home

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo