A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Lupa e Futura lançam repositório de memes para combater notícias falsas

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
05.abr.2018 | 12h30 |

E se houvesse uma forma simpática e carinhosa de dizer naquele grupo de WhatsApp que a informação que eles estão divulgando, ou sobre a qual andam comentando, é falsa? E se houvesse um jeito divertido de pedir aos seus familiares e amigos que duvidassem de determinado conteúdo antes de compartilhá-lo? Sem briga. Sem estresse.

Foi pensando nesse tipo de situação que a Agência Lupa, em parceria com o Canal Futura e com o apoio do Google, lançaram nesta quinta-feira (5) um repositório de memes relacionado ao universo das notícias falsas. O conjunto – composto por uma série de animações desenvolvidas pela designer Mariana Martins – já está disponível para download e compartilhamento via Facebook, Twitter e WhatsApp no site www.fakeounews.org (desktop ou mobile) e nas redes sociais tanto da Lupa quanto do Futura.

“A ideia de produzirmos essa série de memes veio de experiências da vida real, de situações em que nossos checadores sabiam que determinado conteúdo era falso, velho, fora de contexto, exagerado… Mas não tinham um jeito educado e bem-humorado de pedir a seu interlocutor que pensasse duas vezes antes de compartilhar”, conta Cristina Tardáguila, diretora da Lupa.

Douglas Silveira, gerente de marketing da agência, destaca, por sua vez, que essa ação é mais um passo do projeto LupaEducação. “Ela se insere no esforço que a agência está fazendo no sentido de capacitar os brasileiros para que façam uma leitura crítica daquilo que recebem em seus celulares, sobretudo os mais jovens”.

“A proposta dos memes é sensacional, pois amplia o alcance do projeto com uma linguagem contemporânea, muito comum em sistemas de mensageria, como o WhatsApp, e redes sociais”, diz José Brito, gerente de distribuição do Futura. “Acho que este pode ser um ótimo recurso para, a partir do humor, chamar a atenção de mais pessoas para um  assunto super relevante. Já pensou em enviar de volta um destes memes para alertar seu grupo sobre uma informação duvidosa que começa a viralizar sem checagem? Isso é educar”.

Visite o site FakeouNews.org semanalmente e conheça todos os memes que virão por aí. Aproveite e também fique de olho nas trilhas do conhecimento, postadas na mesma plataforma.

Leia outras informações institucionais / Home

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo