A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Abraji e Lupa iniciam turnê de oficinas para treinar mais de mil pessoas

Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
18.abr.2018 | 15h00 |

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Agência Lupa iniciam neste mês de abril, com apoio do Facebook, uma turnê de oficinas de verificação e checagem de fatos e um treinamento para produção de notícias a partir de bases de informações públicas por todo o país. O foco é a cobertura das eleições 2018.

O Circuito Abraji-Lupa de workshops gratuitos pretende treinar mais de mil jornalistas em todo o país. Cada região terá um número determinado de vagas disponíveis. O Facebook apoia a iniciativa por meio do Facebook Journalism Project, programa focado em fortalecer a parceria da plataforma com a indústria de notícias em todo o mundo.

“É uma grande turnê de capacitação. Teremos como professores profissionais que são referência no jornalismo brasileiro”, diz a diretora da Agência Lupa, Cristina Tardáguila. “É uma oportunidade única para quem vai cobrir as eleições deste ano”, acrescenta.

Entre os nomes confirmados para ministrar os workshops estão José Roberto de Toledo (revista piauí) e Márcia Cavallari (Ibope).

“Com ferramentas para explorar bases públicas de informações e técnicas de checagem de fatos, o jornalista conseguirá ir além do declaratório”, afirma o presidente da Abraji, Daniel Bramatti. “Esperamos que os cursos ajudem a melhorar a qualidade do noticiário sobre os candidatos e seus programas”.

Quem pode participar?

O Circuito Abraji-Lupa se dividirá em dois momentos: um online e um presencial. Jornalistas em atividade e estudantes de Jornalismo podem se inscrever para participar da capacitação online. Basta seguir as regras que serão divulgadas nos próximos dias nos sites e nas redes sociais da Abraji e da Lupa (@abraji e @agencialupa).

O curso online da Abraji será feito por meio da plataforma de ensino a distância da associação, e o da agência de fact-checking em sessões privadas de Facebook Live. Os treinamentos presenciais, por sua vez, terão turmas menores, e os temas serão mais aprofundados.

O curso presencial da Abraji terá 8 horas de duração, e o da Lupa, 6 horas. Para participar dos treinamentos presenciais da associação, será indispensável que os interessados tenham assistido às aulas online. Para os cursos da agência de fact-checking, isso não será um pré-requisito. A inscrição para todos esses encontros será aberta nos próximos dias. Basta acompanhar o calendário a seguir:

ATENÇÃO: É VEDADA A INSCRIÇÃO EM MAIS DE UMA TURMA. MATRÍCULAS EM DUPLICIDADE SERÃO IMEDIATAMENTE CANCELADAS

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo