A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: não há pesquisa que aponta que ‘94% da sociedade brasileira quer intervenção militar’

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
25.maio.2018 | 21h03 |

Circula no Facebook a “notícia” de que 94% dos brasileiros querem intervenção militar. A postagem, feita no dia 21 de maio, fala sobre um “clamor” nacional e “informa” que uma pesquisa “em andamento” chegou a essa conclusão. A Lupa foi checar essa história quando ela já havia sido compartilhada por 19 páginas de Facebook e já contava com mais de 11 mil interações na rede social. Veja o resultado a seguir:

“Clamor: 94% da sociedade brasileira quer intervenção militar”
Publicado pelo site Jornal do País, no dia 21 de maio de 2018 e compartilhado por 19 páginas no Facebook. Até as 20h30 do dia 25 de maio de 2018, já tinha mais de 11 mil interações

FALSO

O conteúdo analisado começa com um vídeo que mostra um trecho do Programa do Ratinho. Trata-se de uma gravação que foi publicada no Youtube em 19 julho de 2017 – ou seja, há cerca de 10 meses. No programa em questão, Ratinho fez uma enquete utilizando um aplicativo chamado Spy Bat. Nela, perguntou o seguinte: “Você é favorável à intervenção das Forças Armadas para acabar com a violência no Rio de Janeiro?”. Um total de 94% das pessoas que responderam à enquete disseram “sim”. Não se divulgou, contudo, o total exato de votos. Além disso, o próprio apresentado ressaltou o seguinte: “Enquete não é pesquisa”.

Em seguida, a postagem traz um pequeno texto. Nele, há frases como “quando acontecer [a intervenção militar] vai ser a maior alegria” e “sonho todas as noites com o fechamento do Congresso Nacional”.

Depois, consta ainda a informação de que há “uma pesquisa em andamento” sobre o assunto. Ela seria realizada pelo NBO Quiz. Trata-se, no entanto, de uma enquete online, publicada em 30 de julho de 2017. Ela não segue qualquer metodologia de pesquisa.

Em setembro de 2017, o instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.540 brasileiros com 16  anos ou mais em 26 unidades da federação. Numa das perguntas, quis saber o seguinte: “O(a) Sr(a) seria a favor ou contra uma intervenção militar provisória no Brasil?”. A maioria – 51,6% – foi contra. Um total de 43,1% dos ouvidos se disse a favor, e 5,3% não souberam ou não quiseram opinar.

*Nota: esta checagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. 

*Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Cristina Tardáguila

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo