#Verificamos: Bolsonaro não ‘convidou Alexandre Frota para ser ministro da Cultura’
Voltou a circular no Facebook a “notícia” de que o pré-candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, teria convidado o ator Alexandre Frota para ser seu ministro da Cultura. A “notícia” cita um vídeo que Frota postou em seu Twitter e no qual Bolsonaro aparece dizendo o seguinte em tom de brincadeira: “Se você [Frota] quer me ver presidente um dia, eu quero te ver ministro da Cultura. Já imaginou, cara?”. O convite oficial, no entanto, nunca ocorreu.
Por meio do projeto de verificação de notícias do Facebook, usuários da plataforma denunciaram postagens com esse conteúdo, solicitando que elas fossem checadas. Confira a análise da Lupa:
“Bolsonaro convida Alexandre Frota para ser ministro da Cultura”
Título de postagem feita pelo site Politicaatual.com no dia 5 de junho de 2018 e que já tinha mais de 3 mil interações no Facebook em 48 horas
Procurado em 7 de junho de 2018, o pré-candidato do PSL ao Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro, negou que tenha feito esse convite a Frota. Em nota, a assessoria de imprensa afirmou que “isso foi apenas uma brincadeira”.
Em mensagem enviada ao ator Alexandre Frota no dia 28 de março, Bolsonaro usava um tom descontraído e ria da ideia. Mas, a partir dessa mensagem, diversos veículos de comunicação do Brasil deram como certo o convite dele para que o ator dirigisse a pasta.
À época, Bolsonaro desmentiu esse conteúdo. Pelo Twitter, afirmou, inclusive, que não teria um Ministério da Cultura em seu eventual governo. Postada no dia 5 de junho, a “notícia” do site Politicaatual recria controvérsias já esclarecidas em busca de cliques. O mesmo faz postagem feita no dia 28 de março de 2018 pelo site Money Report.
*Nota: esta checagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook.
*Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por: Cristina Tardáguila, Chico Marés e Leandro Resende
O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
Leia também
Fale com a redação no lupa@lupa.news
Sugestão de Checagem?
Quero ser um checador
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- dezembro (28)
- novembro (55)
- outubro (58)
- setembro (59)
- agosto (57)
- julho (57)
- junho (54)
- maio (61)
- abril (65)
- março (57)
- fevereiro (72)
- janeiro (72)
- dezembro (65)
- novembro (74)
- outubro (117)
- setembro (69)
- agosto (64)
- julho (37)
- junho (37)
- maio (40)
- abril (32)
- março (49)
- fevereiro (21)
- janeiro (29)
- dezembro (27)
- novembro (22)
- outubro (23)
- setembro (26)
- agosto (24)
- julho (20)
- junho (22)
- maio (27)
- abril (22)
- março (19)
- fevereiro (15)
- janeiro (9)