A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Copa do Mundo Lupa de Dados: os confrontos entre países em dados socioeconômicos

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
14.jun.2018 | 10h00 |

A Copa do Mundo de futebol começa nesta quinta-feira (14) às 12h (horário de Brasília), na Rússia. De hoje até a decisão do torneio, no dia 15 de julho, a Lupa fará seu “torneio particular”. Minutos antes de cada um dos 64 jogos, divulgaremos no Twitter da agência um card com dados sobre as seleções que irão se enfrentar. Acompanhe no @agencialupa.

Escolhemos cinco índices socioeconômicos: PIB per capita, desemprego, alfabetização, expectativa de vida ao nascer e controle de corrupção. Os dados foram obtidos e compilados através da plataforma Statista*, que reúne uma série de números e informações variadas sobre 154 países, distribuídos em mais de 22 mil fontes diferentes. Veja a explicação sobre cada um deles:

1.PIB per capita (valores em dólares, referentes ao ano de 2017)

É o somatório de todos os bens de um país (Produto Interno Bruto) dividido pela quantidade de habitantes do local. O Statista elaborou um ranking comparando dados de 150 países, com base no “World Economic Outlook Database 2017”, produzido pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Veja o ranking completo aqui.

2.Desemprego

As taxas de desemprego medidas pela plataforma e compiladas na série da Lupa se baseiam no World Bank World Development Indicators 2017, produzido pelo Banco Mundial. São definidos como desempregados aqueles que, em idade ativa, estão sem emprego e procurando trabalho.

3.Alfabetização

Os números sobre o percentual de adultos alfabetizados em cada país que disputa a Copa do Mundo também se baseiam no World Bank World Development Indicators 2017. De acordo com o Statista, a taxa de alfabetização de adultos corresponde ao percentual da população com mais de 15 anos de idade que consegue ler e escrever frases simples do cotidiano. Alguns países que participam da Copa não tiveram os índices medidos pelo relatório do Banco Mundial, compilado pelo Statista. Veja aqui o mapa completo.

4.Expectativa de vida ao nascer

Trata-se da idade a ser atingida por um recém-nascido se os padrões de mortalidade da hora do nascimento se mantiverem ao longo de toda a vida do bebê. Os dados também são do World Bank World Development Indicators 2017.

5. Controle de corrupção

O índice mede, de acordo com o Statista, a percepção sobre o exercício do poder público para ganhos privados. Os dados foram compilados a partir de um outro relatório do Banco Mundial, o Worldwide Governance Indicators 2017. São medidos dados sobre transparência e quantitativo de políticos eleitos envolvidos em casos de corrupção. Veja o ranking aqui.  

*O acesso ao site foi garantido por uma senha disponibilizada pela International Fact-Checking Network, rede de checadores que tem a Lupa como membro verificado e auditado, após o cumprimento dos cinco princípios éticos estabelecidos pelo grupo.

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo