A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Lula Marques
Foto: Lula Marques

#Verificamos: Lula ainda não tem ‘data e hora’ para ser posto em liberdade

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
28.jun.2018 | 17h55 |

Circula nas redes sociais desde o dia 19 de junho a “notícia” de que o Supremo Tribunal Federal (STF) teria marcado a “data e a hora” em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria “posto em liberdade”. Segundo a postagem, a libertação se daria após o julgamento de um recurso que foi impetrado pela defesa do petista, preso desde abril. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook pediram que o dado fosse verificado. Veja a seguir a análise da Lupa.

Lula já tem data e hora para ser posto em liberdade”
Título de postagens feitas pelo site Estrela Vermelha em 16 e 19 de junho e que até 28 de junho já tinham computado mais de 6,7 mil interações no Facebook

Na semana em que essas postagens foram feitas, o ministro do STF Ricardo Lewandowski, presidente da Segunda Turma da Corte, anunciou que o pedido de liberdade de Lula seria julgado na terça-feira seguinte, dia 26. Não a “data e a hora” da libertação do ex-presidente – apenas o momento em que o recurso, que poderia ou não ser favorável ao petista, seria julgado pelo tribunal.

Uma semana depois, no dia 26, o ministro Edson Fachin, do STF, decidiu que o plenário do Supremo deveria se manifestar sobre o recurso em que a defesa de Lula questionava a condenação do ex-presidente por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Assim sendo, a decisão sobre a liberdade do petista passou a caber aos 11 ministros do STF – não mais os ministros da Segunda Turma da Corte.

Em nota, o Supremo informou que, até a tarde do dia 28 de junho, o processo em questão não havia entrado “na pauta de julgamento do plenário”. Não havia, portanto, data para que esse julgamento acontecesse. O agendamento dependia da ministra Cármem Lúcia, que é atual presidente da Corte.

*Nota: a mesma informação foi postada pelo site ReconValeNotícias. Esta checagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook.

*Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Cristina Tardáguila e Clara Becker

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo