A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

#Verificamos: Sócios da Tallento Construtora, que emitiu nota de reforma sobre o triplex do Guarujá, não ‘são filiados ao PSDB’

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
03.jul.2018 | 15h08 |

Desde abril, circula na internet a informação de que a dona da “Tallento Construtora”, empresa que teria emitido nota fiscal referente a reformas feitas no triplex do Guarujá, atribuído ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seria filiada ao PSDB. De acordo com a “notícia”, Maria Clara Baumgart Gonçalves seria membro do partido na cidade paranaense de Realeza.

Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que a informação sobre os proprietários da “Tallento Construtora” fosse verificada. Confira a seguir a análise da Lupa:

“Dona de empresa de Curitiba que deu notas fiscais de reforma falsa no triplex é filiada ao PSDB”
Texto publicado pelos sites Plantão Brasil, Contraponto e Leftist Brasil, que já somavam 915 mil interações no Facebook até as 12h do dia 3 de julho de 2018

FALSO
  

Não há nenhuma empresa chamada “Tallento Construtora” com sede em Curitiba, como afirmam as postagens. Em todo estado do Paraná, há quatro empresas com a palavra “Tallento” no nome. Apenas uma delas é ligada à construção. Essa empresa é sediada em Realeza, município no interior do estado.

Os textos analisados pela Lupa confundem esta empresa com uma companhia homônima, sediada em São Paulo. Apesar do nome similar, as duas não têm qualquer relação societária entre si nem compartilham sócios. Entenda:

A empresa paulistana é a Tallento Construtora. Ela realmente emitiu notas fiscais referentes a obras no apartamento 164-A do Edifício Solaris, atribuído a Lula pelo Ministério Público Federal (MPF). Seu CNPJ é 09.053.122/0001-10 e, em 3 de julho de 2018, nenhum de seus sócios (incluindo a Tallento Participações) constava como filiado ao PSDB, na lista disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Já a Tallento Construtora de Obras, com sede em Realeza, tem o CNPJ 04.379.027/0001-98 e dois proprietários. Uma delas é, de fato, filiada ao PSDB do Paraná desde 1991. Mas esta empresa não emitiu qualquer nota fiscal relacionada ao triplex do Guarucjá.

*Nota: esta checagem não avaliou a realização da reforma do triplex. Esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook.

*Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Leandro Resende, Cristina Tardáguila e Clara Becker

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo