A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Twitter não removeu menções a Bolsonaro durante debate na Band

por Equipe Lupa
10.ago.2018 | 21h08 |

Circulam nas redes sociais “notícias” de que o Twitter teria removido menções ao candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) durante o debate realizado  na última quinta-feira (9), na Band. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que essas informações fossem verificadas. Confira a seguir a análise da Lupa:

Twitter remove menções a Bolsonaro
Publicação feita pelos sites Se Deus Quiser.net, Veja Isso Web e República de Curitiba, com quase 16 mil interações no Facebook até as 19h50 do dia 10 de agosto de 2018, segundo a ferramenta Crowdtangle

FALSO

O argumento desses sites era de que, deliberadamente, o Twitter teria feito o nome de Bolsonaro desaparecer da lista dos assuntos mais comentados da rede social. O problema é que a imagem usada para sustentar essa afirmação não é da lista dos “Trending Topics”, e sim da lista de assuntos recomendados para cada usuário. De acordo com o Twitter, a lista dos “assuntos para você” é elaborada por um algoritmo que leva em consideração a localização dos usuários e os assuntos comentados pelos perfis com os quais ele mais interage. Ou seja: não diz respeito ao que está sendo mais comentado no Twitter, de uma forma geral – são apenas sugestões personalizadas para cada conta na rede social.

Já os chamados “assuntos do momento” (“Trending Topics”) são “determinados por um algoritmo que identifica os tópicos populares da atualidade de acordo com uma série de variáveis. A lista de TTs é dinâmica, e se baseia exclusivamente nas atividades das pessoas na plataforma”, diz a nota enviada pelo Twitter à Lupa. Entre as 19h de ontem e as 04hs desta sexta-feira (10), o Twitter registrou 1,9 milhão de tuítes sobre o debate.

Levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas indicou que a “notícia” sobre a suposta remoção do nome de Bolsonaro da lista dos assuntos mais comentados foi o sexto conteúdo que mais repercutiu no Facebook e no Twitter entre as 12h de quinta (09) e 12h de sexta (10).

Bolsonaro figurou na lista dos assuntos mais comentados no Brasil durante o debate da Band. Além disso, foi o candidato que mais foi alvo de pesquisas no Google durante o encontro entre os candidatos.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Equipe Lupa

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo