A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

LupaEducação estreia projeto-piloto em escolas do Ensino Médio do RJ

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
13.ago.2018 | 16h10 |

Começou na última quinta-feira (9) a mais nova fase do programa LupaEducação. Em parceria com o Canal Futura e como parte da iniciativa Fake ou News, a Agência Lupa realizou sua primeira oficina de fact-checking com alunos do Ensino Médio.

De 9h às 11h, os adolescentes do Colégio Eliezer Max, do Rio de Janeiro, ouviram apresentações sobre educação digital e aprenderam técnicas básicas de checagem. No auditório da escola, usaram ferramentas gratuitas disponíveis em seus próprios celulares para realizar tarefas simples de verificação. Na parte da tarde, entre 14h e 16h, o foco foi nos professores.

José Brito Cunha, gerente de distribuição do Canal Futura e um dos conselheiros da Lupa, participou do evento e destacou a importância da iniciativa. “No momento em que o Brasil passa por um grande debate sobre o Ensino Médio, estas oficinas de educação digital e checagem têm um papel fundamental na formação de adolescentes e jovens. Ampliar o repertório dessa geração com acesso a plataformas digitais e temáticas contemporâneas pode ajudar e muito na ampliação de repertório dos estudantes, dando a eles a chance de participar do processo com mais responsabilidade.”

Douglas Silveira, gerente de marketing da Lupa, defende que é hora de os jovens saberem que eles também podem checar sozinhos. “Desde abril de 2017, nós ja treinamos mais de 3 mil profissionais de comunicação e de outras áreas de atuação. Treinamos até servidores e fiscais de tribunais eleitorais. Agora é hora de ensinarmos aos jovens que eles também podem fazer fact-checking. Não é tão complicado assim”.

A caravana escolar Fake ou News segue agora para a Escola Nave. Parte da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro, a escola receberá a oficina de fact-checking na tarde do dia 15 de agosto.

E você? Tem interesse em levar esse treinamento para sua escola? Entre em contato com lupa@lupa.news.

Editado por: Cristina Tardáguila

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo