A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Conheça o Lupe!, o assistente virtual da Agência Lupa no Facebook

por Equipe Lupa
15.ago.2018 | 17h00 |

Em outubro de 2017, o jornalista francês Samuel Laurent, diretor do Les Decodéurs/Le Monde, esteve em São Paulo e mostrou à equipe de checadores da Agência Lupa o assistente virtual (chatbot) criado pelo jornal francês para enfrentar as eleições presidenciais daquele ano. O sistema era capaz de responder dúvidas dos eleitores através do Facebook Messenger, dando agilidade à disseminação de artigos checados – algo vital na luta contra a desinformação.

Menos de um ano depois, com o apoio do Facebook e o desenvolvimento do App Cívico, a Lupa lança nesta quarta-feira (15) o Lupe!, um assistente digital capaz de ajudar eleitores brasileiros a checar informações em tempo real. Para isso, basta que o usuário do Facebook acesse a página da Agência Lupa  na rede social e clique no botão “enviar mensagem” (“send message”), para iniciar um diálogo com o robô-checador.

ACESSE AQUI

No Lupe!, o usuário poderá fazer buscas de checagens por candidatos (à Presidência e governos de SP, RJ e DF), por partidos, temas e por determinados períodos de tempo. Na busca por assuntos, deverá digitar uma palavra-chave e aguardar que o bot confronte esse termo com todo o acervo de checagens da Lupa. São quase três anos de trabalho e mais de três mil frases analisadas.

“O Lupe! roda no computador e em qualquer celular”, destaca Cristina Tardáguila, diretora da Lupa. “Foi pensado para esclarecer dúvidas e gerar interação instantânea nas redes. A versão que está no ar a partir de hoje é muito fácil de ser usada e deverá ser ampliada ainda ao longo das eleições”.

“Os assistentes digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano de todos nós, nas plataformas digitais, pois eles permitem individualizar a experiência e a necessidade de cada indivíduo em um fluxo de conversa acessível e simples”, diz Thiago Rondon, CEO do App Cívico. “Nosso objetivo foi desenvolver uma tecnologia que fosse capaz de oferecer um canal com maior inteligência e agilidade entre a Agência Lupa e os eleitores interessados em acompanhar o debate eleitoral de 2018 com maior conhecimento.”

Esta iniciativa faz parte do Projeto Lupe!, que também conta com uma série de vídeos contra os principais mitos eleitorais e uma sequência de boletins semanais com checagens presidenciais.

Editado por: Equipe Lupa

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo