Entre agosto e novembro de 2018, a Lupa terá um profissional exercendo a função de ombudsman. Uma jornalista exclusivamente dedicada a ouvir a crítica dos leitores/ouvintes/espectadores da agência e repassá-la à redação, de forma a aprimorar o trabalho oferecido.
Ombudsman é uma palavra de origem sueca que significa “aquele que tem uma delegação” ou “aquele que representa”. Em português, já foi traduzida como “ouvidor” ou ainda “advogado do leitor”.
Para ocupar este cargo, a Lupa contratou Fernanda da Escóssia, jornalista e professora universitária.
Fernanda foi repórter dos jornais O Povo (Fortaleza), Folha de S.Paulo e O Globo, diário em que também trabalhou como editora de Política/País. Fernanda leciona no IBMEC Rio, foi professora da Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisadora Fellow da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas. É doutoranda em História no CPDOC/FGV e mestra em Comunicação pela UFRJ. Cursou o Master em Gestão Estratégica e de Marcas do Instituto Internacional de Ciências Sociais/Universidade de Navarra e foi aluna do Poynter Institute (EUA), num curso sobre cobertura de questões raciais. Hoje integra a equipe de jornalistas da Adufrj (Associação dos Docentes da UFRJ).
Até o fim da campanha eleitoral, Fernanda acompanhará a produção da Agência Lupa de perto, assim como as críticas dos leitores. Realizará uma auditoria independente sobre todo o conteúdo publicado, apontando falhas, ressaltando acertos e propondo melhorias.
“Transparência, prestação de contas e escrutínio público contribuem tanto para o jornalismo quanto para a democracia. O ombudsman é um representante dos leitores nesse exercício democrático”, diz Fernanda.
“Com essa medida, mostramos que estamos abertos às críticas, que queremos aprimorar nosso serviço e que, ao mesmo tempo, estamos dispostos a ser avaliados de forma profissional”, destaca Cristina Tardáguila, diretora da Lupa. “Poucos meios de comunicação do Brasil têm a figura do ombudsman em seus quadros. No mundo do fact-checking, seremos os primeiros. Isso mostra o tamanho do nosso comprometimento”.
Fernanda foi apresentada à metodologia de trabalho da Lupa, aos cinco pontos do código de ética da International Fact-checking Network (IFCN) e já dispõe de um e-mail público (ouvidoria@lupa.news) para ouvir os leitores.
Ela deverá:
a) Ler todas as checagens feitas pela Lupa entre agosto e novembro de 2018;
b) Acompanhar a postagem da agência nas redes sociais e avaliar sua pertinência;
e) Manter-se apartidária nas análises feitas, seguindo o código de ética da IFCN;
f) Manter-se apartidária nas redes sociais durante o período de contratação;
O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN
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Fale com a redação no lupa@lupa.news
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