A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Reprodução do Facebook
Foto: Reprodução do Facebook

#Verificamos: cuidado com ‘santinhos’ com números de urna trocados

Fundadora | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
20.ago.2018 | 10h13 |

Circulam na internet e por mensagens de WhatsApp imagens de presidenciáveis com números de urna trocados. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que algumas dessas informações fossem analisadas. Confira a seguir o trabalho da Lupa (que poderá ser atualizado ao longo de toda a campanha eleitoral):


“Só passando para lembrar a vocês que o número de Jair Bolsonaro é 13”
Imagens que circulam no Facebook (aquiaqui e aqui) e que até as 14h do dia 20 de agosto de 2018 já tinham mais de 10 mil interações na rede social

FALSO

Ao contrário do que informa a imagem acima, o número de Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República, na urna eletrônica é 17 – não 13.


“Não vamos desistir do Brasil. Presidente Marina 17”
Imagem que circula no Facebookno WhatsApp

FALSO

Ao contrário do que informa a imagem acima, o número de Marina Silva, candidata da Rede ao Palácio do Planalto, na urna eletrônica é 18 – não 17.


“Geraldo Alckmin 17 Presidente”
Imagens que circulam no Facebook (aqui) no WhatsApp

FALSO

Ao contrário do que informa a imagem acima, o número de Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à presidência, na urna eletrônica é 45 – não 17.


“Guilherme Boulos presidente – PSOL 17”
Imagem que circula no WhatsApp

FALSO

Ao contrário do que informa a imagem acima, o número de Guilherme Boulos, presidenciável do PSOL, na urna eletrônica é 50 – não 17.

O que diz o Facebook 

A Agência Lupa procurou o Facebook para que comentasse esse material, e a empresa emitiu a seguinte nota, informando sobre a remoção do conteúdo:

“Os conteúdos (acima linkados) foram removidos por ferir os Padrões da Comunidade do Facebook, que não permitem declarações de intenção ou apoio a fraude”.

Esta medida não tem qualquer relação com o projeto de verificação de notícias do qual a Lupa faz parte.

Confira a seguir os números corretos

Alvaro Dias (Podemos): 19

Cabo Daciolo (Patriota): 51

Ciro Gomes (PDT): 12

Eymael (DC): 27

Geraldo Alckmin (PSDB): 45

Guilherme Boulos (PSol): 50

Henrique Meirelles (MDB): 15

Jair Bolsonaro (PSL): 17

João Amoêdo (Novo): 30

João Vicente Goulart (PPL): 54

Lula (PT): 13

Marina Silva (Rede): 18

Vera Lúcia (PSTU): 16

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

 

Editado por: Clara Becker e Leandro Resende

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo