A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Lupa e Estácio oferecem curso de checagem à distância

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
29.ago.2018 | 11h00 |

Em apenas um ano e meio de existência, o braço educativo da Agência Lupa – batizado como LupaEducação – treinou mais de 3 mil pessoas em técnicas básicas de fact-checking. Fizemos mais de 50 palestras e oficinas presenciais em cidades de 15 estados brasileiros (BA, CE, GO, MT, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RS, RO, SC e SP) e no Distrito Federal (DF). Também entramos com tudo nos cursos à distância. Em 2017, oferecemos um MOOC pelo Knight Center/Universidade do Texas, com o apoio do Google e da Associação Nacional de Jornalistas (ANJ), e acompanhamos 2.860 alunos. Neste ano, com apoio do Facebook Journalism Project, capacitamos mais de 400 jornalistas e estudantes de jornalismo em oficinas presenciais e online nas 5 regiões do Brasil.

Nesse processo, descobrimos que o interesse por checagem ultrapassa as fronteiras nacionais e que há centenas de cidadãos dispostos a verificar a veracidade do discurso público. Por conta disso, é com orgulho que anunciamos nossa mais nova parceria. Desta vez, com a Universidade Estácio, no Rio de Janeiro (RJ).

“Pela atualidade e pertinência do tema Fact-Checking, trazemos aos nossos alunos uma ótima oportunidade de aprendizado e desenvolvimento educacional”, afirma Dario Menezes – diretor de Pós-graduação e Desenvolvimento Educacional da Estácio.

“O LupaEducação é um case de sucesso, nossas oficinas presenciais têm sido solicitadas por universidades e instituições por todo o Brasil. Com os cursos à distância vamos ampliar o alcance do nosso programa educacional”, diz Douglas Silveira, gerente de marketing da Lupa.

Inscrições abertas

As inscrições para o Curso Livre Estácio já estão abertas: Fact-checking: o combate à notícia falsa  – curso online feito com vídeos, textos, links e exercícios a partir do conteúdo e da metodologia de checagem da Agência Lupa. E é com alegria que convidamos os leitores e seguidores a aderir ao exército de checadores que precisamos montar já. O processo eleitoral começou e torna-se vital ter cidadãos aptos a avaliar o grau de veracidade das informações que andam pipocando por aí.

Inscreva-se aqui e comece já o seu treinamento!  

Editado por: Equipe Lupa

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo