A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falsa foto de homens armados com cartaz sobre Bolsonaro e CV

por Chico Marés e Plínio Lopes
30.ago.2018 | 18h15 |

Circula na internet uma foto que mostra 18 homens, alguns deles fortemente armados, em frente a um cartaz de papelão em que se lê a frase “Bolsonaru é bala. CV”. O próprio candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, publicou a imagem em seu Twitter, acompanhada da frase: “Bandidos ameaçam quem defende a liberdade do cidadão que paga seus impostos e já perdeu há muito o direito de ir e vir. Esse é o sistema que querem continuar para que você sobreviva pagando tudo e comendo migalhas, isto se sobreviver! Contextualize e tire suas conclusões!” Posteriormente, a imagem foi apagada.

Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que a veracidade da foto fosse analisada. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Bolsonaru é bala. CV”
Texto contido em imagens (aquiaqui e aqui) que foram postadas no Facebook e que, até as 17h45 do dia 30 de agosto de 2018, já acumulavam mais de 27 mil compartilhamentos

FALSO

Trata-se de uma montagem. A versão mais antiga da foto foi publicada em reportagem de janeiro de 2016. Segundo o texto, a imagem foi postada no Facebook por criminosos de Japeri, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro. O mais importante, no entanto, é que essa foto não mostra nenhum cartaz.

Outra versão da mesma imagem pode ser encontrada neste blog, também de 2016. Ou seja, a foto que está circulando nas redes sociais nesta semana tem pelo menos dois anos e não mantém qualquer relação com a disputa eleitoral de 2018 nem com o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro.

No TinEye, ferramenta para verificação de imagens, ainda há outras três publicações associadas a essa foto. Na tarde desta terça-feira (30), elas estavam fora do ar.

A Stilingue, ferramenta de monitoramento de redes sociais com a qual a Lupa tem parceria, indica que a mesma imagem também vem sendo compartilhada no Twitter. Até as 19h, já tinha mais de 7 mil interações em apenas duas fotos.

Verificação semelhante foi feita pelo site e-Farsas.

As tarjetas pretas na foto analisada foram feitas pela Lupa.

A Lupa procurou Bolsonaro para que comentasse a checagem, mas ele não retornou.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Cristina Tardáguila e Leandro Resende

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo