A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falsa foto que mostra pesquisa ‘Ibope em que Haddad lidera com 34%’

Fundadora | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
06.set.2018 | 16h13 |

Circula na internet uma imagem que mostra uma tela de computador em que se vê o logotipo da TV Globo e um gráfico de barras mostrando Fernando Haddad, candidato a vice-presidente pelo PT, em primeiro lugar na disputa presidencial, com 34% das intenções de voto. A foto atribui a informação ao Ibope, instituto que vem realizando pesquisas sobre as eleições deste ano. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que essa informação fosse analisada. Confira a seguir o trabalho de verificação feito pela Lupa:

“34%. Haddad dispara nas pesquisas”
Texto que acompanha imagens (aqui, aqui e aqui) que circulam na internet e que já tinham quase mil compartilhamentos no Facebook até as 15h do dia 6 de setembro de 2018

FALSO

Os posts analisados pela Lupa datam de 5 de setembro de 2018. Nesse dia, o Ibope publicou uma pesquisa de intenção de votos na qual Haddad aparecia na quinta posição, com 6% das intenções de voto.

Jair Bolsonaro (PSL) liderava com 22%, Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) apareciam empatados com 12%. Os três, portanto, estavam à frente de Haddad.

Geraldo Alckmin (PSDB) tinha 9%. Alvaro Dias (Podemos) e João Amoêdo (Novo), 3%, e Henrique Meirelles (MDB), 2%. Todos eles estavam tecnicamente empatados com o petista. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa anterior, divulgada pelo Ibope em 20 de agosto, também colocava Haddad em quinto lugar – no cenário em que ele substituía Luiz Inácio Lula da Silva como candidato do PT. Ele tinha 4% das intenções.

Nesse levantamento, o petista estava atrás de Bolsonaro (20%), Marina (12%) e Ciro (9%), e tecnicamente empatado com Alckmin (7%) e Dias (3%). Todos os demais candidatos marcavam 1% de intenções de voto.

Vale destacar que o logotipo da Globo que aparece nas imagens analisadas pela Lupa é diferente do utilizado na TV.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Clara Becker e Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo