#Verificamos: É falsa informação de que jovem maranhense se esfaqueou para desmentir facada em Bolsonaro
Circula nas redes sociais a informação e uma imagem de que um jovem maranhense teria morrido nos últimos dias ao desferir uma facada contra si próprio para “provar” que a facada que o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, recebeu na última quinta-feira (6) em Juiz de Fora (MG) foi falsa.
IMPORTANTE: A Lupa sugere cuidado às pessoas mais sensíveis e aos menores de idade. A imagem publicada nos links abaixo pode ser considerada forte.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Jovem se esfaqueia para provar que facada de Bolsonaro foi falsa e acaba morrendo”
Conteúdo publicado pelos sites Mídia Imparcial, Naã Ramos, Por Dentro da Notícia, Fefê Blog e contido em imagem postadas por páginas de Facebook como Pokenews Notícias, Blog do Adílson Ribeiro e GIRO News, totalizando mais de 65 mil interações na rede social
A imagem analisada pela Lupa e publicada pelos sites e páginas listados acima como sendo a de um rapaz que “se esfaqueou e acabou morrendo” em decorrência do ataque cometido contra Bolsonaro já circula na internet desde março de 2016. A fotografia não tem sinais de adulteração, mas está sendo usada fora de contexto.
Originalmente, a imagem foi publicada pelo site Rondônia Ao Vivo, atrelada à informação de que um homem de 28 anos havia sido esfaqueado em uma discussão de bar ocorrida na cidade de Porto Velho. A nota conta que o homem foi socorrido, sem especificar se ele sobreviveu ou não ao ferimento.
Não há, portanto, qualquer relação da imagem ou do indivíduo que nela aparece com o atentado cometido contra Bolsonaro na tarde do dia 6 de setembro. Assim como não há provas de que o homem veio a falecer.
Verificação semelhante foi realizada pelos sites e-Farsas e Boatos.org.
*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por: Cristina Tardáguila e Clara Becker
O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
Leia também
Fale com a redação no lupa@lupa.news
Sugestão de Checagem?
Quero ser um checador
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- dezembro (28)
- novembro (55)
- outubro (58)
- setembro (59)
- agosto (57)
- julho (57)
- junho (54)
- maio (61)
- abril (65)
- março (57)
- fevereiro (72)
- janeiro (72)
- dezembro (65)
- novembro (74)
- outubro (117)
- setembro (69)
- agosto (64)
- julho (37)
- junho (37)
- maio (40)
- abril (32)
- março (49)
- fevereiro (21)
- janeiro (29)
- dezembro (27)
- novembro (22)
- outubro (23)
- setembro (26)
- agosto (24)
- julho (20)
- junho (22)
- maio (27)
- abril (22)
- março (19)
- fevereiro (15)
- janeiro (9)