A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falsa informação de que jovem maranhense se esfaqueou para desmentir facada em Bolsonaro

por Chico Marés
11.set.2018 | 15h49 |

Circula nas redes sociais a informação e uma imagem de que um jovem maranhense teria morrido nos últimos dias ao desferir uma facada contra si próprio para “provar” que a facada que o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, recebeu na última quinta-feira (6) em Juiz de Fora (MG) foi falsa.

IMPORTANTE: A Lupa sugere cuidado às pessoas mais sensíveis e aos menores de idade. A imagem publicada nos links abaixo pode ser considerada forte.

Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Jovem se esfaqueia para provar que facada de Bolsonaro foi falsa e acaba morrendo”
Conteúdo publicado pelos sites Mídia Imparcial, Naã Ramos, Por Dentro da Notícia, Fefê Blog e contido em imagem postadas por páginas de Facebook como Pokenews Notícias, Blog do Adílson Ribeiro e GIRO News, totalizando mais de 65 mil interações na rede social

FALSO

A imagem analisada pela Lupa e publicada pelos sites e páginas listados acima como sendo a de um rapaz que “se esfaqueou e acabou morrendo” em decorrência do ataque cometido contra Bolsonaro já circula na internet desde março de 2016. A fotografia não tem sinais de adulteração, mas está sendo usada fora de contexto.

Originalmente, a imagem foi publicada pelo site Rondônia Ao Vivo, atrelada à informação de que um homem de 28 anos havia sido esfaqueado em uma discussão de bar ocorrida na cidade de Porto Velho. A nota conta que o homem foi socorrido, sem especificar se ele sobreviveu ou não ao ferimento.

Não há, portanto, qualquer relação da imagem ou do indivíduo que nela aparece com o atentado cometido contra Bolsonaro na tarde do dia 6 de setembro. Assim como não há provas de que o homem veio a falecer.

Verificação semelhante foi realizada pelos sites e-Farsas e Boatos.org.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Cristina Tardáguila e Clara Becker

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo