A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: São falsas capas de revistas com diretor da OEA reconhecendo fraude nas urnas

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
29.set.2018 | 12h25 |

Circulam nas redes sociais imagens que se assemelham a capas das revistas Veja, Época e Exame e que mostram o diretor da Organização dos Estados Americanos (OEA), Gerardo de Icaza, supostamente assumindo fraude nas urnas eletrônicas brasileiras a favor do Partido dos Trabalhadores (PT). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que essas fotos fossem analisada. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Gerardo de Icaza, diretor da OEA, admitiu negociação para fraudar urna eletrônica e colaborar com o PT”

“Gerardo de Icaza abre a boca e assume fraude nas urnas em favor do PT”

“Gerardo de Icaza causa polêmica após assumir fraude em urnas nas Eleições 2018”
Frases estampadas em imagens (aqui, aqui e aqui, por exemplo) que até as 12h do dia 29 de setembro de 2018 já tinham sido compartilhadas mais de 14 mil vezes no Facebook

FALSO

As imagens analisadas pela Lupa jamais foram utilizadas em capas das revistas Veja, Exame e Época. Consistem em montagens que se utilizam do design gráfico e da linguagem visual dessas três publicações.

Em sua conta no Twitter, a Organização dos Estados Americanos chegou inclusive a publicar o desmentido sobre essas imagens. No tuíte, a entidade informa que Gerardo de Icaza, diretor da OEA, concedeu apenas duas entrevistas no Brasil: uma foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo e outra pelo Estado de São Paulo. Em nenhuma delas ele declarou haver a possibilidade de fraude nas urnas. Pelo contrário, Icaza afirmou que não há motivo para desconfiar da urnas e que não se preocupa com questões de segurança nesse momento.

Vale também destacar que as datas nas capas das três revistas é 25 de setembro de 2018, que caiu numa terça-feira. As publicações semanais saem às sextas-feiras. No caso da revista Época, a capa falsa ainda foi feita com o design antigo da publicação. Em março deste ano a revista lançou novo projeto gráfico e editorial.

Confira agora a capa desta semana das três revistas:

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Cristina Tardáguila e Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo