Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falsa convocação para eleitores do PT votarem apenas em 8 de outubro

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
02.out.2018 | 21h45 |

Circula na internet a imagem de um comunicado informando os eleitores do PT de que eles só devem votar na segunda-feira, 8 de outubro, em virtude de protestos que poderão ocorrer contra o partido no domingo do primeiro turno. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Em virtude dos protestos e manifestações que poderão ocorrer no dia 07 de outubro contra o nosso partido (PT), nossos eleitores estão sendo convocados a votar no dia 8 de outubro”
Frase que acompanha posts (aqui e aqui) e que, até as 21h do dia 2 de outubro de 2018, tinha sido compartilhada mais de 154 vezes no Facebook

FALSO

Procurada, a assessoria de imprensa do Tribunal Superior Eleitoral afirmou que “o primeiro turno das eleições acontece apenas no dia 7 de outubro em todo o Brasil. Além disso, informou que quem vota não tem direito a folga”

A informação consta no primeiro artigo da resolução nº 23.554, que dispõe sobre as Eleições 2018: “Serão realizadas eleições simultaneamente em todo o País em 7 de outubro de 2018, primeiro turno, e em 28 de outubro de 2018, segundo turno, onde houver, por sufrágio universal e voto direto e secreto”

Vale ressaltar que um dos posts foi feito por uma página de nome Partido dos Trabalhadores – SP. O site da coligação Brasil Feliz de Novo publicou desmentido.

*Atualização feita às 11h30 do dia 3 de outubro de 2018: Em nota, o Facebook informou o seguinte: “Os conteúdos mencionados foram removidos por ferir os Padrões da Comunidade do Facebook, que não permitem declarações de intenção ou apoio a fraude”.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Cristina Tardáguila e Leandro Resende

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo