A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Datena fez vídeo de apoio a Alckmin, e não a Bolsonaro

por Chico Marés
03.out.2018 | 16h32 |

Circula nas redes sociais um vídeo no qual o apresentador José Luiz Datena supostamente declara apoio ao candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro. Na gravação, o jornalista diz que “confia” no “cara”.  Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“[Bolsonaro] É um cara que eu confio mesmo. É um cara que trabalha como você, que luta como você, que erra como você e aprende com seus erros, como você”
Frase do vídeo do apresentador José Luiz Datena (aqui) em que ele supostamente declara apoio a Jair Bolsonaro e que já tinha mais de 34 mil compartilhamentos às 15h do dia 3 de outubro de 2018

FALSO

Na verdade, a declaração de cerca de um minuto foi dada por Datena em apoio ao candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin. O vídeo foi gravado em julho deste ano, quando o apresentador cogitava se lançar candidato ao Senado pelo DEM, por São Paulo. A pessoa responsável pela edição apenas retirou a primeira frase do vídeo, que dizia: “Olha, eu não tenho muita coisa a falar do Geraldo, a não ser que é um baita cara honesto”.

O vídeo adulterado incluiu uma falsa marca d’água do PSL, partido de Bolsonaro, e imagens de arquivo do candidato em campanha.

O próprio Datena, após ficar sabendo do vídeo editado, declarou ao portal UOL que não apoia Bolsonaro. “Eu não voto em Bolsonaro, nem em [candidato do PT, Fernando] Haddad, nem em ninguém”.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Clara Becker e Leandro Resende

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo