A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: imagem de pesquisa que mostra vitória de Bolsonaro no 1º turno foi manipulada

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
06.out.2018 | 17h06 |

Circula na internet imagem de uma suposta pesquisa do Instituto Opinar que colocaria o candidato Jair Bolsonaro com 59,67% das intenções de voto no Brasil. O texto que acompanha a imagem diz que a pesquisa foi feita pela Record e que não haverá segundo turno. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

 

“Pesquisa feita pela Record [indica que] (…) não haverá segundo turno (…)”
Imagens publicadas no Facebook,
aqui e aqui, com pelo menos 150 compartilhamentos até as 15h30 do dia 6 de outubro de 2018

FALSO

A pesquisa mencionada nas imagens teve os números adulterados. O levantamento do Instituto Opinar realizado nas datas descritas – 13 a 16 de setembro – diz respeito apenas ao eleitorado do estado do Piauí. O levantamento mostrava Jair Bolsonaro (PSL) com 13% das intenções de voto – e não 59,67%. Ele estaria empatado com Ciro Gomes (PDT) em segundo lugar. Fernando Haddad (PT) era quem liderava as intenções de voto, com a preferência de 41,87% dos entrevistados. Além disso, a pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral no dia 12 de setembro, não foi encomendada pela Record TV.

A pesquisa eleitoral divulgada pela Record mais recentemente foi publicada na última sexta-feira (5), mas ela não foi realizada pelo Instituto Opinar, e sim pelo Instituto Real Time. O levantamento apontou Bolsonaro com 40% dos votos válidos, percentual que não garantiria a vitória em um primeiro turno. O candidato à Presidência pelo PSL é seguido por Haddad (28%), Ciro (14%) e Alckmin (7%) e Marina (5%).

Vale ressaltar que o Instituto Opinar realizou uma nova pesquisa, que foi divulgada no dia 4 de outubro, e também não condiz com a imagem difundida nas redes sociais. Neste levantamento mais recente, Haddad aparece com 56,93% dos votos, Bolsonaro com 14,70% e Ciro Gomes com 9,80% – mas os resultados também refletem a preferência apenas do eleitorado do Piauí, ou seja, não têm validade nacional.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Cristina Tardáguila e Leandro Resende

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo