A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Lupa e Boatos.org acompanham juntos as notícias falsas deste domingo de eleição

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
07.out.2018 | 06h00 |

Ao longo deste domingo (7), a Lupa e o site Boatos.org somam esforços para verificar juntos informações falsas que circulam no Facebook e no WhatsApp. A ideia é enfrentar notícias que podem de alguma forma atrapalhar o processo eleitoral e confundir o cidadão.

A equipe da Lupa, que desde maio monitora textos, imagens e vídeos denunciados como suspeitos por usuários do Facebook, multiplicará sua atenção ao analisar conteúdos compartilhados na rede. O time do Boatos.org, que tem consolidado canal de denúncias via WhatsApp, vai, por sua vez, se debruçar com tudo sobre o conteúdo encaminhado por usuários dessa plataforma de comunicação. A troca de informações entre os dois times será constante ao longo do dia – sempre no intuito de melhor atender à rede de leitores e aos seguidores de ambas as plataformas.

“Unir forças complementares num dia como hoje é vital”, diz Cristina Tardáguila, diretora da Agência Lupa. “E o trabalho vai começar bem cedinho! Nosso plantão inicia antes mesmo da abertura das urnas”.

“Em um momento no qual uma fake news não desmentida pode acarretar em um voto mal dado, ter agilidade e unir forças é primordial. Para tanto, é necessário estar antenado em todos os canais que possam gerar desinformação”, aponta Edgard Matsuki, editor do Boatos.org

Conforme acertado pelas plataformas, a identidade visual e o estilo de texto de cada equipe será mantido ao longo do dia. O resultado do trabalho poderá ser lido em ambos os sites (lupa.news e boatos.org), bem como nas redes sociais de ambos projetos.

Editado por: Cristina Tardáguila e Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo