#Verificamos: é verdadeira imagem de Witzel ao lado de deputados que quebraram placa com o nome de Marielle Franco
Circula nas redes sociais uma imagem do candidato ao governo do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC) ao lado dos deputados do PSL que quebraram placa de rua com o nome da vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada em março deste ano. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Já sei quem é Witzel! O que estava junto quebrando a placa da Marielle”
Texto que acompanha imagens no Facebook, com mais de 5 mil compartilhamentos até às 17h desta segunda-feira (08/10). Veja aqui e aqui.
O candidato do PSC ao governo do Rio realmente foi fotografado ao lado de Daniel Silveira e Rodrigo Amorim, responsáveis por quebrar a placa com o nome de Marielle Franco. Ambos são do PSL e foram eleitos neste domingo (07) para os cargos de deputado federal e deputado estadual, respectivamente. Witzel estava no evento, realizado na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, que foi gravado e transmitido ao vivo via Facebook, no dia 30 de setembro.
O vídeo se inicia com Daniel Silveira ao lado de Witzel, pedindo votos, durante discurso de Rodrigo Amorim. Por volta dos 52 segundos de gravação, a placa com o nome de Marielle Franco, já quebrada, é mencionada.
“Eu vou dar uma notícia para vocês. Esses vagabundos, eles foram na Cinelândia, e à revelia de todo mundo, eles pegaram uma placa da Praça Marechal Floriano, no Rio de Janeiro, e botaram uma placa escrito Rua Marielle Franco. Eu e Daniel essa semana fomos lá e quebramos a placa. Jair Bolsonaro sofreu um atentado contra a democracia e esses canalhas calaram a boca. Por isso, a gente vai varrer esses vagabundos. Acabou Psol, acabou PCdoB, acabou essa p**** aqui. Agora é Bolsonaro, p***”, discursou Amorim, enquanto Daniel Silveira exibia a placa quebrada para o público no ato. Neste momento, Witzel vira a câmera para si e diz: “é isso aí, pessoal. Olha a resposta”.
Em nota, a assessoria de Witzel confirmou que o candidato realmente discursava no palanque no momento em que a placa de rua com o nome de Marielle Franco foi exibida pelos candidatos do PSL. O texto informa que o candidato do PSC lamenta “a morte de qualquer ser humano em circunstâncias criminosas” e que as investigações sobre o caso “serão feitas com rigor”.
Witzel também enviou uma declaração à Lupa, dizendo ter sido surpreendido com a atitude: “Não falei em meu discurso sobre a placa, fui surpreendido com a sua apresentação e qualquer pessoa que venha a imputar a mim qualquer coisa relativa a ela sofrerá as sanções penais cabíveis. Qualquer questão relativa a essa placa deve ser perguntada aos deputados eleitos responsáveis”, declarou.
*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por: Leandro Resende e Clara BeckerO conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN
Leia também
Fale com a redação no lupa@lupa.news
Sugestão de Checagem?
Quero ser um checador
Política de correção
- 2022
- 2021
- 2020
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- dezembro (64)
- novembro (73)
- outubro (63)
- setembro (69)
- agosto (67)
- julho (74)
- junho (69)
- maio (97)
- abril (65)
- março (72)
- fevereiro (63)
- janeiro (68)
- dezembro (70)
- novembro (244)
- outubro (168)
- setembro (88)
- agosto (109)
- julho (130)
- junho (181)
- maio (175)
- abril (169)
- março (89)
- fevereiro (50)
- janeiro (56)
- dezembro (55)
- novembro (55)
- outubro (58)
- setembro (59)
- agosto (57)
- julho (57)
- junho (54)
- maio (61)
- abril (65)
- março (57)
- fevereiro (72)
- janeiro (72)
- dezembro (65)
- novembro (74)
- outubro (117)
- setembro (69)
- agosto (64)
- julho (37)
- junho (37)
- maio (40)
- abril (32)
- março (49)
- fevereiro (21)
- janeiro (29)
- dezembro (27)
- novembro (22)
- outubro (23)
- setembro (26)
- agosto (24)
- julho (20)
- junho (22)
- maio (27)
- abril (22)
- março (18)
- fevereiro (15)
- janeiro (9)