A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Bolsonaro não disse que ‘paciente com câncer custa caro para o Estado’ e que vai ‘cortar essa farra’

por Leandro Resende
09.out.2018 | 16h25 |

Circula nas redes sociais uma imagem Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República, acompanhado de uma frase crítica sobre pacientes com câncer que recorrem ao Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Um paciente com câncer custa muito caro para o Estado. Vamos cortar essa farra”
Frase atribuída a Jair Bolsonaro, candidato à Presidência pelo PSL, e que até as 15h30 do dia 9 de outubro de 2018 já tinha mais de 11 mil compartilhamentos no Facebook

FALSO

De acordo com a imagem analisada pela Lupa, e que viralizou nas redes sociais, Bolsonaro teria dito essa frase em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

Mas pesquisa na Internet e no site do jornal não traz nenhum resultado que mostre que o candidato do PSL realmente disse isso sobre pacientes com câncer.

Ainda é possível afirmar que, caso Bolsonaro tivesse afirmado algo do tipo, a frase teria tido ampla repercussão.

A última entrevista exclusiva publicada pela Folha com Bolsonaro foi feita no dia 13 de janeiro deste ano e versou sobre o uso do auxílio-moradia pago pela Câmara dos Deputados.

Na véspera da votação de primeiro turno, a Folha de S.Paulo publicou um compilado com as 11 frases mais polêmicas da carreira de Bolsonaro. E a frase sobre pacientes com câncer não apareceu na lista. Sendo assim, a Lupa classifica a imagem analisada como sendo “falsa”.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Cristina Tardáguila

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo