A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que Roberto Carlos declarou apoio público a Bolsonaro

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
19.out.2018 | 19h03 |

Circula nas redes sociais uma foto do cantor Roberto Carlos acompanhada da informação de que ele teria supostamente dado uma declaração pública em apoio à candidatura de Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisada. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Roberto Carlos manifesta publicamente seu apoio a Jair Messias Bolsonaro”
Texto de postagem com mais de 73 mil compartilhamentos no Facebook às 17h30 do dia 19 de outubro de 2018

FALSO

Até a tarde desta sexta-feira (19), não havia nenhum registro público de entrevista em que Roberto Carlos tivesse declarado apoio a Bolsonaro, como sugere a postagem. Nos canais oficiais do cantor na internet, também não havia nenhuma menção ao tema.

Avesso a entrevistas, em fevereiro deste ano, Roberto Carlos declarou que o trabalho do juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato em Curitiba, era uma “coisa maravilhosa”. Ao comentar o cenário eleitoral, no entanto, não declarou voto em ninguém. “Eu ainda voto, embora não precise votar, e vejo tudo isso com muito otimismo, as coisas sendo resolvidas. O trabalho do (juiz federal) Sérgio Moro e de todas as instituições é uma coisa maravilhosa, que nos consola, que nos anima. Ele merece todo o nosso apoio, carinho e aplauso”, declarou o cantor.

Depois dessa declaração, não há registro de nenhuma outra fala pública de Roberto Carlos sobre política. Nenhuma de apoio a Bolsonaro ou a qualquer outro candidato.

Verificação semelhante foi feita pelo site Boatos.org.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Cristina Tardáguila e Clara Becker

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo