A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: São falsas ‘notícias’ sobre urnas apreendidas com votos para Haddad no RS e AM

Fundadora | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
25.out.2018 | 21h34 |

Circulam na internet fotos e textos que “informam” que quatro urnas foram apreendidas numa caminhonete particular e que três delas “estavam preenchidas com voto” para o candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Acabou de dar agora na Odisseia FM 104.9 que a Brigada Militar de Serafina Corrêa aprendeu 4 urnas eletrônicas (…), dessas 3 urnas estavam preenchida com voto para o Haddad com pelo menos 81%”
Informação que já tinha mais de 100 compartilhamentos às 16h30 do dia 25 de outubro de 2018

FALSO

Postagem feita pelo site oficial da rádio no Facebook informa que a “Odisséia, em momento algum, divulgou ou postou informações referentes a essa que está circulando”. E ainda acrescenta: “Viemos por meio desta, novamente, esclarecer que a divulgação de apreensões de urnas eletrônicas em Serafina Corrêa que está sendo disseminada via mensagens de WhatsApp e Facebook, não é verídica”.

Ao longo dos últimos dias, as mesmas fotos foram usadas para sugerir que urnas haviam sido aprendidas num carro particular no Amazonas – e que nelas também haveria votos para o petista Fernando Haddad:

“[Apreensão de urnas com votos para Haddad] No Amazonas!”
Informação que circula no Facebook desde o sábado 20 de outubro de 2018

FALSO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e a Polícia Militar já emitiram nota informando que as fotos são verdadeiras, que o carro era do TRE-AM e que é falsa a informação de que as urnas continham votos em favor do petista. “Na abordagem foi constatado que não haviam irregularidades porém, um dos policiais fotografou as urnas sendo transportadas, e divulgou em sua rede social de forma equivocada”.

Verificações semelhantes foram feitas pelos sites Boatos.org (aqui e aqui) e UOL Confere.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Leandro Resende e Clara Becker

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo