A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Ricardo Stuckert
Foto: Ricardo Stuckert

#Verificamos: Haddad não usou foto de carnaval para divulgar ato de apoio em Salvador

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
27.out.2018 | 17h01 | País

Circula nas redes sociais uma imagem aérea da orla de Salvador lotada, acompanhada  de uma frase que sugere que o candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad (PT), estaria usando uma foto de carnaval para sustentar que o espaço teria abrigado uma grande manifestação a seu favor nos últimos dias. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Haddad ladrão rouba a foto do carnaval de Salvador e chama de foto da virada!”
Imagem que foi publicada no Facebook e que já tinha mais de 700 compartilhamentos até as 16h do dia 27 de outubro de 2018

FALSO

A foto em questão foi tirada pelo fotógrafo Ricardo Stuckert em 26 de outubro de 2018. É possível encontrar o arquivo original da imagem no Flickr oficial da campanha de Fernando Haddad.

A Lupa utilizou esse arquivo para consultar os dados Exif da imagem. Esses dados consistem em um conjunto de informações registradas pelas câmeras digitais capazes de, entre outras informações, revelar o horário em que a foto foi feita.

Segundo o Exif da imagem original, ela foi batida às 18h02 do dia 26 de outubro por um drone DJI FC-220.

Neste sábado e domingo a equipe da Agência Lupa se uniu a outras cinco agências de checagens de notícias no Brasil para checar as mensagens de conteúdo suspeito nesta reta final das eleições. A ideia de juntar forças é para ganhar mais agilidade e aumentar o alcance das checagens. A parceria reúne o Fato ou Fake, Projeto Comprova, Lupa, Boatos.org, E-Farsas e Aos Fatos.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Cristina Tardáguila

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo