A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

#Verificamos: Uso do ‘Tema da Vitória’ de Ayrton Senna não foi autorizado para propaganda de Bolsonaro na TV

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
27.out.2018 | 19h02 |

Circula nas redes sociais a informação de que Viviane Senna, irmã do piloto de Fórmula-1 Ayrton Senna, teria autorizado que o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) usasse o “Tema da Vitória”, popularizado nas corridas vencidas por Senna, em seu horário eleitoral. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que essa foto fosse analisada. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa – em parceria com o Fato ou Fake.

Despedida do horário eleitoral do Bolsonaro, onde foi autorizado pela Viviane Senna à usar o “Tema da Vitória” no piano.
Texto que acompanha vídeo compartilhado mais de 3,5 mil vezes no Facebook (veja aqui, aqui e aqui)

FALSO

O Instituto Ayrton Senna informou, em nota publicada no Facebook “que a mensagem que acompanha o vídeo trata-se de fake news”. “A imagem e toda a associação com o piloto Ayrton Senna não têm autorização do instituto para uso em campanhas eleitorais e seus respectivos candidatos”, diz o texto. Por fim, informa a nota: “os direitos da música não pertencem ao instituto, mas o combate à circulação de notícias falsas é papel de todos nós”.

Além disso, o vídeo que circulou no Facebook, e também viralizou no WhatsApp e no Youtube, não foi utilizado no último programa eleitoral de Bolsonaro, transmitido na noite de sexta-feira (26).

Neste sábado e domingo a equipe da Agência Lupa se uniu a outras cinco agências de checagens de notícias no Brasil para checar as mensagens de conteúdo suspeito nesta reta final das eleições. A ideia de juntar forças é para ganhar mais agilidade e aumentar o alcance das checagens. A parceria reúne o Fato ou Fake, Projeto Comprova, Lupa, Boatos.org, E-Farsas e Aos Fatos.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Clara Becker

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo