A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falsa capa da Veja em que Joaquim Barbosa pede para Brasil ‘não votar no PT’

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
27.out.2018 | 20h40 |

Circula nas redes sociais a imagem de uma suposta capa da revista Veja que traz o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa em destaque. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que essa foto fosse analisada. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa: 

 

“Refrescando a memória”
Texto que acompanha imagem compartilhada mais de 2 mil vezes no Facebook até às 20h deste sábado (27)

FALSO

Não há registros de que Barbosa tenha dito em algum momento a frase utilizada na imagem – “se a população quer me homenagear, basta não votar no PT”. Relator da Ação Penal 470 no STF, que julgou o escândalo do Mensalão, Barbosa fez, sim, críticas ao PT. Uma das primeiras entrevistas em que falou sobre o tema foi ao jornal O Estado de São Paulo, em 2017. No entanto, a capa falsa de Veja que circula no Facebook neste final de semana é anterior a isso: data de julho de 2014, como mostram imagens com melhor resolução do que a da publicação desta sábado.

Além disso, há outros indícios de montagem – grosseira – na suposta capa: a marca da editora Abril está em tamanho desproporcional, assim como as letras utilizadas para compor o texto. Também é incomum na revista semanal haver apenas um destaque de capa.

Vale ressaltar, ainda, que nenhuma das cinco edições de Veja publicadas em julho de 2014 trazia esta como sua primeira página.

A primeira versão da capa falsa da Veja circulou ainda em 2014. Na ocasião, o portal Boatos.Org desmentiu a montagem. Barbosa voltou ao centro do noticiário político neste sábado (27) ao declarar voto no candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad.

Neste sábado e domingo a equipe da Agência Lupa se uniu a outras cinco agências de checagens de notícias no Brasil para checar as mensagens de conteúdo suspeito nesta reta final das eleições. A ideia de juntar forças é para ganhar mais agilidade e aumentar o alcance das checagens. A parceria reúne o Fato ou Fake, Projeto Comprova, Lupa, Boatos.org, E-Farsas e Aos Fatos.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Cristina Tardáguila

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo