A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falsa foto de Trump com camiseta pró-Bolsonaro

Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
28.out.2018 | 16h23 |

Por Lucía Martinez, jornalista do Chequeado.com

A página de Facebook Jair Bolsonaro 2018, a Última Esperança da Nação, seguida por mais de 850 mil pessoas, compartilhou uma foto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, posando com uma camiseta branca em que supostamente se lê “Bolsonaro” e o número “17”. O “17” é o número de urna do candidato do PSL à Presidência da República.

Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que essa foto fosse analisada. Confira a seguir o trabalho de verificação da plataforma de checagem argentina Chequeado, que, neste domingo (28), trabalha em regime de plantão junto com a Lupa:

“Trump mostra camiseta pró-Bolsonaro”
Imagem que até às 16h do dia 28 de outubro de 2018 já tinha quase 30 mil compartilhamentos no Facebook

FALSO

O conteúdo analisado pelo Chequeado também foi reproduzido por outras páginas no Facebook e é falso. A imagem foi editada para indicar um apoio explícito do presidente americano ao candidato do PSL. Até às 16h do dia 28 de outubro de 2018, o post já tinha sido compartilhado quase 30 mil e recebido mais de 16 mil reações.

A imagem original foi registrada em agosto, quando o presidente da Fifa, Gianni Infantino, visitou a Casa Branca. O motivo da visita foi a escolha dos Estados Unidos como sede da Copa de 2026, junto com o Canadá e o México.

Infantino presenteou Trump com uma camiseta branca da seleção americana de futebol, com o número 45 às costas (porque Trump é o 45º presidente da história americana) e outra azul, com o número 26, em referência ao ano em que ocorrerá o Mundial em que os três países da América do Norte organizarão o evento em conjunto.

Além das camisetas, Infantino levou outros objetos relacionados ao futebol. Trump aproveitou a oportunidade e mostrou um cartão vermelho ao repórteres que acompanhavam a visita do presidente da FIFA.

Neste sábado e domingo a equipe da Agência Lupa se uniu a outras cinco agências de checagens de notícias no Brasil para checar as mensagens de conteúdo suspeito nesta reta final das eleições. A ideia de juntar forças é para ganhar mais agilidade e aumentar o alcance das checagens. A parceria reúne o Fato ou Fake, Projeto Comprova, Lupa, Boatos.org, E-Farsas e Aos Fatos.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

**Tradução Natália Leal

Editado por: Cristina Tardáguila

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo