A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso tuíte em que Manuela declara ‘guerra’ a Moro

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
01.nov.2018 | 19h53 |

Circula nas redes sociais imagem de uma suposta publicação feita por Manuela D’Ávila (PCdoB), deputada estadual do Rio Grande do Sul, após a confirmação de que o  juiz federal Sergio Moro será ministro de Justiça e da Segurança Pública no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que essas informações fossem analisadas. Confira a seguir o trabalho de verificação feito pela Lupa:  

 

“Declaro Guerra contra Sérgio Moro e sua bancada, agora pegaremos em armas para fazer a revolução igual a 59 anos atrás”
Imagem compartilhada no Facebook com 45 compartilhamentos às 19h20 desta quinta  (01/11)

FALSO

A conta que teria feito a postagem atribuída a Manuela D’Ávila não existe. Uma busca no sistema do Twitter indica que o usuário @manudeputada foi suspensa. O perfil da candidata a vice-presidente da República nas eleições deste ano é o @ManuelaDavila.

Nessa conta, que é a verdadeira, a deputada fez críticas ao fato de Sergio Moro ter aceitado se tornar ministro da Justiça e Segurança Pública do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Mas, em nenhum dos tuítes que postou hoje, Manuela falou em “guerra” ao juiz federal ou em “pegar em armas”. “Moro decide tirar a toga para fazer política”, escreveu.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Chico Marés e Nathália Afonso

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo