A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Até 5 de novembro, Trump não havia confirmado presença em posse de Bolsonaro

por Leandro Resende
05.nov.2018 | 17h54 |

Circula nas redes sociais imagem com a informação de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, virá ao Brasil, no dia 1º de janeiro de 2019, para acompanhar a cerimônia de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que essa informação fosse analisada. Confira a seguir o trabalho de verificação feito pela Lupa:

“O presidente Donald Trump dos EUA acabou de confirmar presença na posse de Bolsonaro. Primeira vez que isso acontece…”
Imagem que às 16h30 do dia 5 de novembro 2018 já tinha quase 300 compartilhamentos no Facebook

FALSO

Procurada pela Lupa, a Embaixada dos Estados Unidos informou que, até a tarde do dia 5 de novembro de 2018, a informação de que Donald Trump viria à posse de Jair Bolsonaro não havia sido confirmada. De acordo com o órgão, é importante ressaltar que qualquer anúncio oficial sobre a presença de autoridades americanas na cerimônia do dia 1º de janeiro só será feito por intermédio do Departamento de Estado ou porta-voz da Casa Branca.

A Lupa também fez uma busca pelas redes sociais do presidente americano e não localizou nenhum comentário público sobre uma possível vinda de Trump ao Brasil no início de 2019.

No dia 29 de outubro, Trump relatou o telefonema para Bolsonaro e escreveu, em seu Twitter, que Brasil e Estados Unidos vão cooperar comercial e militarmente.

Vale lembrar que na posse de Dilma Rousseff, em 1º de janeiro de 2015, o então presidente Barack Obama não compareceu – quem representou os EUA foi o então vice-presidente, Joe Biden.

Bolsonaro, que frequentemente afirma ser um admirador de Donald Trump, recebeu um telefonema do presidente dos EUA quando foi eleito.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Cristina Tardáguila

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo