A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc
Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

#VerificamosENEM: Se atrasou no primeiro dia do Enem? Você pode fazer a segunda prova

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
10.nov.2018 | 14h42 |

Na edição de 2018, como é desde 2009, o Enem está sendo realizado em duas datas diferentes. A prova de linguagens, redação e ciências humanas foi realizada no dia 4 de novembro, enquanto a prova de matemática e ciências naturais (química, física e biologia) será realizada neste domingo, 11 de novembro.

Isso pode gerar uma dúvida: quem se atrasou, ou faltou por motivos pessoais, para a primeira prova deve realizar a segunda? E quem chegou no horário mas não conseguiu fazer a prova por motivos estruturais, como falta de energia no local do exame? Por meio do projeto #VerificamosENEM, a Lupa analisou essas questões. Veja abaixo:

“Quem perdeu a primeira prova  do Enem por estar atrasado não pode fazer a segunda”

FALSO

Segundo o Inep, quem perdeu o primeiro dia de prova do Enem por estar atrasado, ou por qualquer outro motivo pessoal, poderá realizar a prova de domingo (11) normalmente. Contudo, esses estudantes não irão receber a nota para as áreas de linguagens, ciências humanas e redação, cuja prova foi realizada no domingo passado (4).


“Quem não conseguiu concluir a primeira prova por falta de energia no local do exame deve fazer a segunda”

VERDADEIRO

No primeiro dia de prova, alguns estudantes não conseguiram realizar a primeira prova por falta de energia no local. Foram registrados casos em Franca (SP), onde 993 alunos foram prejudicados, e Porto Nacional (TO), onde 759 alunos não puderam realizar o exame. O Inep informou em sua rede social que esses alunos devem comparecer normalmente no dia 11 de novembro, próximo domingo, para fazer a prova de matemática e ciências da natureza.

Neste caso, segundo o Inep, o estudante poderá fazer a reaplicação da prova de linguagens, ciências humanas e redação, no dia 11 de dezembro.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo