A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Walter Craveiro/Flip
Foto: Walter Craveiro/Flip

#VerificamosENEM: Conceição Evaristo foi homenageada em provas no primeiro dia do Enem

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
10.nov.2018 | 17h48 |

Circula nas redes sociais a informação de que a escritora mineira Conceição Evaristo foi homenageada no Enem. Por meio do projeto #VerificamosENEM, a Lupa analisou essa informação. Veja abaixo:

“Escritora mineira Conceição Evaristo é homenageada no Enem”
Título de reportagem publicada no jornal O Tempo, de Minas Gerais

VERDADEIRO

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu incluir frases da autora mineira Conceição Evaristo nos cadernos do Enem para que os estudantes copiassem em seu cartão resposta. Em todas as provas do Enem, o Inep exige que uma frase determinada seja transcrita em lugar específico do cartão resposta como registro da caligrafia do estudante, uma medida de segurança da prova. Segundo o Inep, a escolha das frases foi uma homenagem a autora.

Na edição deste ano, trechos do poema “Do velho ao jovem”, publicado no livro ““Poemas da recordação e outros movimentos” (2008), foram usados com essa finalidade na prova do último domingo, 4. “O que os livros escondem, / as palavras ditas libertam” e “E não há quem ponha / um ponto final na história” foram alguns dos trechos escolhidos. No ano passado, foram usadas frases do poeta romântico Casimiro de Abreu.

Conceição é uma poeta e romancista mineira radicada no Rio de Janeiro, mestre em Literatura Brasileira pela PUC-RJ e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Em 2018, ela foi homenageada na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), um dos principais eventos literários do Brasil.

Neste ano, ela foi uma das candidatas a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, o que a tornaria a primeira mulher negra na história da instituição, mas o escolhido foi o cineasta Cacá Diegues.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo