A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: São verdadeiras fotos de Bolsonaro com camisas de vários times de futebol

por Leandro Resende
04.dez.2018 | 19h15 |

Circula nas redes sociais uma montagem que traz o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), usando as camisas de Grêmio, Flamengo, Santos, Botafogo, Fluminense e Sport. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

Montagem com seis fotos de Bolsonaro usando camisas de times diferentes
Imagem que, até as 16h30 do dia 4 de dezembro 2018, já tinha 1,6 mil compartilhamentos no Facebook

VERDADEIRO
 

A imagem analisada pela Lupa é verdadeira. Consiste em um cartaz que foi fixado nas imediações do Allianz Parque, estádio do Palmeiras, no último domingo (2). O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), esteve no local naquele dia e, diante das câmeras, entregou a taça ao campeão brasileiro de futebol deste ano, o próprio Palmeiras.

O cartaz é composto pela soma de seis fotos reais e um QR que leva a um vídeo – também real. A Lupa analisou cada um desses conteúdos.

No dia 30 de novembro de 2017, Bolsonaro usou o Twitter para postar uma foto parabenizando o Grêmio pelo título da Taça Libertadores da América. Na imagem, o presidente eleito segurava a camisa do Tricolor gaúcho.

Ele também foi a um jogo do Flamengo em junho do ano passado, quando o rubro-negro bateu a Chapecoense por 5 a 1 no Rio de Janeiro. O registro foi postado em seu perfil oficial de Facebook.

Em 2016, quando esteve no litoral paulista para dar uma entrevista, Bolsonaro vestiu uma camisa do Santos, conforme registros no YouTube.

Já com a camisa do Botafogo, time de Bolsonaro no Rio de Janeiro (ele se diz torcedor do Palmeiras, em São Paulo), o presidente eleito tem diversos registros. Veja aqui, aqui e aqui.

Em 2016, Bolsonaro apareceu com uma camisa do Fluminense, após protagonizar uma discussão pública com o jornalista Juca Kfouri.

E, em março de 2017, o presidente eleito gravou um vídeo usando uma camisa do Sport.

Além das fotos, consta no cartaz um QR Code que leva a um vídeo no YouTube. Nele, o presidente eleito grita “Vai, Corinthians!”

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Chico Marés e Cristina Tardáguila

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo