A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falsa ‘notícia’ de que Bolsonaro renunciou ao mandato

por Chico Marés
06.dez.2018 | 18h05 |

Circula nas redes sociais a “informação” de que o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), teria renunciado ao seu mandato antes mesmo de assumir. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“EXTRA ‘Bolsonaro renuncia mandato de presidência antes de assumir’. Folha de São Paulo 06/12/2018 às 16h17. Em comunicado extra-oficial, Jair Messias Bolsonaro, renuncia seu futuro cargo eleito. Veja a matéria na íntegra”
Imagem publicada no Facebook, acompanhada de link que até as 17h30 do dia 6 de dezembro de 2018 já tinha mais de 260 compartilhamentos

FALSO

A postagem analisada pela Lupa “informa” que, na tarde de 6 de dezembro de 2018, o jornal Folha de S.Paulo noticiou a renúncia do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).  Mas, como é possível verificar, às 17h30, o site do jornal não mostrava nenhuma notícia da suposta renúncia de Bolsonaro em sua página principal.

Também não havia qualquer registro sobre essa “notícia” na seção de política do site da Folha.

Ainda vale alertar que o link publicado na postagem leva a um site que traz uma mensagem do tipo “clique agora para ler a matéria”. Ao clicar, a página pede que o usuário informe seu login e sua senha de Facebook para continuar.

O domínio do site é “temosempregos.top”, e está registrado em nome de uma pessoa física de Belo Horizonte – um indivíduo sem qualquer relação aparente com a Folha de S. Paulo. A Lupa tentou contato com o responsável, mas não obteve retorno até a publicação desta checagem.

A Lupa lembra que é preciso ter cuidado ao fornecer essas informações. Em muitos casos elas podem ser utilizadas de forma criminosa.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Cristina Tardáguila e Clara Becker

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo